Edifício-sede da Petrobras passará por retrofit

Prédio no centro do Rio de Janeiro é considerado marco da arquitetura nacional. Reforma implementará soluções de sustentabilidade e design inclusivo
0 Compartilhamentos
0
0
0

Edifício receberá, entre outras soluções, painéis fotovoltaicos e sistema de captação da água das chuvas (Foto: Antonio Salaverry/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

26/01/2021 | 16:00 — Marco da arquitetura nacional, o edifício Edise — sede da Petrobras — será revitalizado. As obras vão ampliar a capacidade de ocupação e permitir novas soluções de sustentabilidade e de design inclusivo. O retrofit também viabilizará a adoção do modelo smart-office, em que a gestão dos escritórios acontece por meio de dispositivos tecnológicos (aplicativos para agendamento de salas de reunião ou estações de trabalho, por exemplo).

“Os novos modelos de instalações promoverão o uso de tecnologia e reduzirão ociosidades, alinhando o edifício à estratégia da Petrobras de redução de custo e de aumento contínuo da produtividade, além de contribuir para o processo de transformação digital e de cultura organizacional pelos quais a empresa vem passando”, destaca a estatal.

As obras

Após o retrofit, o edifício Edise vai gerar energia por meio de painéis fotovoltaicos e contará com sistema para captação e aproveitamento da água de chuva. Além de se tornar mais sustentável, o empreendimento melhorará a acessibilidade – serão instaladas placas de sinalização em braile e piso podotátil com cores e textura diferentes, justamente para serem perceptível às pessoas com deficiência visual.

O projeto prevê, ainda, a construção de espaços colaborativos, de criação, experimentação e tecnologia, propiciando a adoção de metodologias ágeis de trabalho. Inclusive, no segundo pavimento, será criada uma incubadora de startups, que permitirá a maior integração dessas companhias com a estatal. 

O planejamento da Petrobras é que a fase inicial da obra seja concluída no primeiro semestre de 2022. Após essa etapa, o prédio poderá ser parcialmente ocupado; a estimativa é que o retrofit seja completamente encerrado na segunda metade de 2023.

Edifício Edise

Construído entre 1969 e 1974, o edifício Edise está localizado no centro do Rio de Janeiro. O projeto é do arquiteto Roberto Luis Gandolfi, vencedor de concurso nacional realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Cinco anos depois de o prédio ficar pronto, a Catedral Metropolitana do Rio foi inaugurada logo ao seu lado — transformando a região em um dos cartões postais da cidade.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.