Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Edifícios históricos serão restaurados pelo Iphan em Alagoas

As ruínas de São Bento ainda são usadas pelos moradores da região para algumas cerimônias religiosas (foto: Rute Barbosa/Iphan)

Texto: Lucas Barbosa

20/02/2020 | 11:00 – As ruínas da Igreja de São Bento (Maragogi, AL) serão restauradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A intervenção custará R$ 585 mil.

As obras preveem o escoramento da estrutura do complexo, que foi construído no século XVII. Além disso, estão previstas melhorias na acessibilidade e criação de um memorial. Dessa forma, espera-se a sua consolidação como um ponto turístico do complexo, além da valorização da região para os moradores, que utilizam o espaço para algumas cerimônias religiosas.

Casa de Jorge de Lima

A Casa de Jorge de Lima, situada no município alagoano de União de Palmares, também será restaurada. Para a obra, o edifício contará com um investimento de R$ 528 mil. A restauração pretende adequar a edificação como um espaço de guarda, de pesquisa e de referência da memória do povo alagoano e brasileiro.

Pertencente à Universidade Federal de Alagoas (UFA), o prédio celebra a vida e obra do poeta alagoano que o nomeia. Futuramente, comportará uma exposição do Centro Arqueológico Palmarino que conta com mais de 50 mil artefatos encontrados na Serra da Barriga.

A Casa de Jorge de Lima também abrigará o acervo da reserva técnica do sítio arqueológico do Quilombo dos Palmares.

As duas obras contam com capital oriundo do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo