Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Eduardo Souto de Moura: de expoente à inspiração

Crédito: The Pritzker Architecture Prize

Redação Galeria da Arquitetura

Eduardo Elísio Machado Souto de Moura é um arquiteto português natural de Porto nascido em julho de 1952. Fascinado por Ludwig Mies Van der Rohe, destaca-se por seu trabalho inusitado com as cores e pela habilidade com granito, madeira, mármore, tijolo e concreto, além de ter uma das carreiras mais premiadas – com 30 condecorações.

O ‘arquiteto do Porto’ – como ficou conhecido – iniciou sua carreira trabalhando com Álvaro Siza Vieira e começou a ganhar destaque no meio arquitetônico, dentro e fora de Portugal, após vencer o concurso para o projeto do Centro Cultural da Secretaria de Estado da Cultura no Porto (de 1981 a 1991).

Expoente dentro da nova geração de arquitetos à época, sua fama internacional ganhou um novo patamar após o primeiro lugar no concurso para o projeto de um hotel na zona histórica de Salzburgo, na Áustria, em 1987.

Casa das Histórias de Cascais - Crédito: Nessa Gnatoush/shutterstock

Até a chegada do século XXI, Eduardo Souto de Moura era reconhecido por seus traços horizontais, porém, a partir da Casa das Histórias de Cascais, em 2002, afastou-se da linguagem miesziana. Sua forma de construir foi redesenhada; começou a desenvolver suas obras através da complexidade e dinamismo das formas – linguagem visível no Estádio Municipal de Braga, inaugurado em 2003.

30 prêmios na carreira

O português tem uma estante de condecorações recheada, com um total de 30 obras premiadas. Seus prêmios mais importantes são: o Prêmio Pessoa (1998), Prémio Secil (1992, 2004 e 2011), Prêmio Wolf de Artes (2013) e, claro, o Prêmio Pritzker de 2011, com o qual se tornou o segundo arquiteto português a receber o “Nobel da Arquitetura”. O primeiro a ganhar foi Álvaro Siza Vieira.

Saiba mais sobre grandes nomes da arquitetura: 

Contribuições de Le Corbusier à arquitetura
Detalhes de Lúcio Costa
A arquitetura humana de Frank Lloyd Wright

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo