Elas resistiram ao tempo: 5 construções com mais de 1.000 anos

A Galeria da Arquitetura fez um top 5 de construções com mais de 1.000 anos que resistiram ao tempo e mantiveram as características das épocas em que foram construídas
0 Compartilhamentos
0
0
0

(Foto: shutterstock/antb)

Redação Galeria da Arquitetura

Através da arquitetura nós podemos viajar no tempo, conhecer as características das civilizações que nos antecederam e até mesmo entender um pouquinho de como as pessoas enxergavam o mundo. Mais do que isso, conseguimos encontrar muitas fontes de inspiração com tantas construções históricas e verdadeiramente deslumbrantes.

Se você é daqueles que ficam horas contemplando um monumento, confira 5 construções com mais de 1.000 anos que resistiram ao tempo e mantiveram as características das épocas em que foram construídas.

1. Angkor Wat (Camboja)

(Foto: shutterstock/Bule Sky Studio)

Localizado ao norte de Siem Reap, no Camboja, o Angkor Wat é o mais importante templo da cidade e a maior construção religiosa do mundo. É considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1992. Ele foi concebido pelo rei Suryavarman II no começo do século XII. Sua obra retrata o apogeu do estilo clássico da arquitetura Khmer (império que existiu entre os séculos IX e XV).

2. Torre de Hércules (Espanha)

(Foto: shutterstock/Anibal Trejo)

Com 68 metros de altura, a Torre de Hércules está situada ao norte da cidade de Corunha, na Espanha. Ela foi projetada no século II – historiadores acreditam que a obra foi concebida pelo arquiteto Gaio Sévio Lupo durante os mandatos dos imperadores Trajano e Adriano. No início, a torre funcionava como farol de navegação, mas na Idade Média foi transformada em uma fortificação. Depois, voltou à sua função original – atualmente é o único farol romano do mundo que continua a cumprir tal função.

3. Basílica de Santa Sofia (Turquia)

(Foto: shutterstock/Mehmet Cetin)

A Basílica de Santa Sofia foi construída pelo Império Bizantino em Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia) entre os anos de 532 e 537. Até 1520 foi a maior catedral do mundo, quando a estrutura religiosa em Sevilla foi concluída. Notabiliza-se pela grande cúpula, considerada a síntese da arquitetura bizantina, e pelo interior decorado com muito mármore e mosaicos.

4. Muralha da China

(Foto: shutterstock/Sofiaworld)

Também conhecida como a Grande Muralha da China, foi construída entre 220 e 206 a.C. para proteger os estados e impérios chineses contra invasões. Com extensão estimada em mais de 8 mil quilômetros, ela tem características diferentes de acordo com a região em que está inserida. Em pontos próximos à Pequim, os muros foram feitos com pedras de calcário, enquanto em outras áreas é possível encontrar granito ou tijolos.

5. Teatro de Marcelo

(foto: shutterstock/cge201)

Um dos símbolos da Roma Antiga ainda existe: o Teatro De Marcelo. Sua construção se iniciou no governo de Júlio César e foi finalizada com Augusto em 13 d.C. Quando estava em pleno funcionamento, tinha capacidade aproximada para 20 mil pessoas. Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *