Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Empreendimento habitacional une Zaha Hadid e Daniel Libeskind

O bairro Fiera Milano, localizado em Milão, é um conhecido local para expositores e visitantes de feiras como a Expo Arquitetura 2015, que atraiu centenas de turistas. Após uma mudança, as exposições foram transferidas para outro bairro, e o Fiera Milano tornou-se um sofisticado residencial.

 

Prova disso é um projeto em andamento que une dois dos arquitetos mais aclamados da atualidade. Zaha Hadid e Daniel Libeskind, conhecidos pela vertente desconstrutivista, assinam conjuntos residenciais sofisticados em parceria com Arata Isozaki e Andrea Maffei.


O projeto de Zaha é composto por sete edifícios que se caracterizam pelas formas angulares e suaves. Devido à desigualdade das varandas, cada morador possui um espaço único e particular (característica utilizada pelo escritório da Ferrari em um empreendimento aqui no Brasil). Um fato curioso é o uso predominante de madeira em toda a fachada, material pouco usado pela iraquiana em suas obras. A justificativa é de que o prédio ecoa a natureza e os futuros parques serão construídos para integrar toda a área residencial.


 



O residencial de Libeskind será formado por oito edifícios no total, por enquanto cinco foram concluídos. Dono de um traço mais elegante, como o que apresentou no One World Trade Center, o americano emprestou sua criatividade para prédios angulares, de estruturas diferentes, ostentando superfícies facetadas e linhas verticais. 





Alguns edifícios foram finalizados no final do ano passado, o que possibilitou a alguns moradores já se mudarem. Neste ano serão entregues as torres comercias e o prédio mais alto da Itália (202 metros) idealizado por Arata Isozaki e Andrea Maffei. O projeto final ficará pronto até 2017.

Crédito/fonte da foto: Dezeen
Fonte do post: Dezeen e Vasselai

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo