Entidades criticam redução de orçamento para Censo 2021

Em nota, 60 entidades de representação profissional e de planejamento urbano e regional destacaram importância do levantamento
0 Compartilhamentos
0
0
0

 

O Congresso Nacional aprovou na última semana o Orçamento da União para 2021, deixando o Censo deste ano praticamente sem recursos (Créditos: Towfiqu barbhuiya / Unsplash)

Texto: Yuri Mulato

01/04/2021 | 15:17 – Na última segunda-feira (29/03), 60 entidades de representação profissional e de planejamento urbano e regional lançaram nota pública conjunta reivindicando a restituição do orçamento federal para a realização do Censo 2021. O texto destaca a importância do levantamento e questiona o Governo sobre o corte no orçamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística).

O Congresso Nacional aprovou na última semana o Orçamento da União para 2021, deixando o Censo deste ano praticamente sem recursos. A pesquisa deveria ter sido realizada em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia. O texto referente ao orçamento aguarda sanção presidencial.

Na nota publicada, as entidades explicam que a redução dos recursos utilizados pelo IBGE no Censo decenal prejudica o planejamento, a implantação e o acompanhamento de políticas públicas que impactam a vida do povo brasileiro. Dessa forma, torna-se inviável a implantação de programas que reduzam as desigualdades.

“É inaceitável que o Ministério da Economia corrobore com uma prática que apequena o planejamento governamental por absoluta falta de dados atualizados e consolidados”, diz o documento.

A nota ressalta, ainda, a “necessidade das entidades de planejamento, urbanismo, ensino e ciência estarem unidas na exigência ao governo federal de restituição do orçamento do CENSO 2021”.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *