Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Entidades da arquitetura criticam alteração em nome de parque no Rio de Janeiro

Após a publicação do manifesto, a prefeitura mudou o nome do parque mais uma vez (Foto: Bernard Barroso/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

12/05/2021 | 17:20 — Um grupo de sete instituições ligadas ao setor da arquitetura, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), assinou manifesto contra o decreto do prefeito Eduardo Paes que alterou o nome de um parque localizado no Leblon, zona sul da capital carioca. O espaço, originalmente batizado de Parque Natural Penhasco Morro Dois Irmãos, passou a ser conhecido, em 2002, como Parque Sérgio Bernardes, em homenagem a um dos principais representantes do modernismo no Brasil e responsável por projetos como o Pavilhão de São Cristóvão.

Porém, o Decreto nº 48.807, de 29 de abril, rebatizou a área verde com o nome do ambientalista Alfredo Sirkis, falecido em 2020 em acidente no Arco Metropolitano. Secretário municipal do Meio Ambiente durante o primeiro governo de César Maia, entre 1993 e 1996, Sirkis foi o responsável por diversos mutirões de reflorestamento, incluindo o Morro Dois Irmãos. A carta das entidades da arquitetura reconhece a importância do ambientalista, mas considera a alteração um desrespeito com os profissionais do setor.

“Foi com assombro e indignação que a comunidade de arquitetos e urbanistas recebeu a súbita notícia sobre o decreto de substituição do nome do arquiteto Sérgio Bernardes pelo do jornalista Alfredo Sirkis como denominação do antigo Parque Natural Penhasco Dois Irmãos, no bairro do Leblon, Rio de Janeiro”, destaca o texto, indicando que uma “homenagem que desfaz homenagem anterior já nasce depreciada e paradoxalmente injusta”. A íntegra está disponível no site do CAU/RJ.

Reação

A prefeitura do Rio de Janeiro ouviu o apelo das instituições que representam o setor e publicou um novo decreto na última terça-feira (11). O texto rebatizou o espaço mais uma vez, que agora tem o nome de Parque Natural Municipal Dois Irmãos - Dois Cariocas - Sérgio Bernardes e Alfredo Sirkis.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo