Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Escavação arqueológica em Salvador revela estrutura do século XIX

A estrutura tem, aproximadamente, 100 m² (foto: Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador)

Texto: Lucas Barbosa

10/01/2020 | 15:35 – Uma pesquisa arqueológica realizada na Praça Castro Alves durante as obras de qualificação do Centro Histórico de Salvador resultou no achado de uma estrutura de concreto com aproximadamente 100 m².

A identificação do elemento foi possível após prospecção arqueológica e uso de um georradar capaz de identificar materiais sob o solo. A descoberta motivou a Prefeitura de Salvador a incorporar a estrutura ao projeto de requalificação da praça, mantendo-a exposta.

Suspeita-se que a estrutura pertença ao palco do Teatro São João, construído em 1806 e demolido no ano de 1923 após ser acometido por um incêndio. Também é possível que ela seja de uma fonte de água precedente ao teatro. O elemento se encontra sob análise.

As intervenções foram autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que se trata de uma arqueologia histórica.

Outros artefatos históricos foram encontrados pela Avenida Sete. Dentre os 10 mil itens achados, estão faianças (cerâmicas brancas) portuguesas do século XVI; moedas; cachimbos; contas de colares; ossos; e garrafas de vidro. Também foram encontradas uma bola de canhão; uma imagem de Nossa Senhora do Rosário ou da Saúde; e a primeira urna de sepultamento indígena tupi-guarani em Salvador.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo