Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Escritório de arquitetura elabora prédios sem sombra


A construção de prédios cada vez mais altos acaba impactando a iluminação recebida em residências e prédios menores das redondezas. Um dos grandes problemas da verticalização urbana acontece devido à sombra gerada pelos edifícios.

Pensando em evitar esse problema com a vizinhança, o escritório internacional NBBJ, desenvolveu um projeto arquitetônico de conceito inovador: prédios que não projetam sombras.

A proposta consiste em duas torres de superfícies curvas que, utilizando espelhos, refletem a luz solar para remover completamente áreas sombreadas. Apesar de refletir a luz, o projeto já é pensado para torná-la difusa, evitando o derretimento de materiais do entorno. 


Depois de um longo estudo, o projeto arquitetônico foi idealizado a partir do desenvolvimento de modelos computadorizados com uso de um software chamado Rhinocero. O resultado é a redução de até 60% da projeção das sombras.  

O sucesso do projeto se deve também a fatores geográficos – com Greenwich, na Inglaterra, como possível localização. Apesar desse detalhe, os projetistas acreditam que a partir do software é possível criar prédios com a mesma tecnologia em qualquer ponto do mundo.