Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Escritório paraguaio e pavilhão da Espanha recebem Leões de Ouro em Veneza

                                                                                                 Crédito: divulgação / Andrea Avezzu - www.andreaavezzu.com

Redação Galeria da Arquitetura

O pavilhão da Espanha e o escritório paraguaio Gabinete de Arquitectura juntam-se a Paulo Mendes da Rocha, nesta edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, como os ganhadores do Leão de Ouro, principal premiação desse que é considerado o maior evento da arquitetura mundial.

A láurea foi entregue durante a cerimônia de abertura da Bienal, dia 28 de maio, aos responsáveis pelo pavilhão nacional espanhol, os arquitetos Carlos Quintáns e Iñaqui Carnicero (foto acima), graças à exposição Unfinished, que apresenta projetos de arquitetura cujo foco foi enfrentar, com otimismo, a crise econômica que atingiu a Espanha entre os anos de 2008 e 2015.

Já o Gabinete de Arquitectura, cuja sede fica em Assunção, recebeu o Leão de Ouro pela exposição (imagem abaixo) organizada no pavilhão central da Bienal de Veneza. A mostra revela como o escritório liderado por Solano Benítez, Gloria Cabral e Solanito Benítez constrói, com primazia, utilizando apenas tijolo de barro e mão de obra sem qualificação. De acordo com declaração oficial, os paraguaios foram premiados por "usarem materiais simples, engenhosidade estrutural e trabalho não qualificado, para levar arquitetura às comunidades mais carentes".

                                                                                                                            Crédito: divulgação / Francesco Galli

Os demais premiados nesta edição da Bienal são o arquiteto nigeriano Kunlé Adeyemi e seu escritório NLÉ, que ganhou o Leão de Prata com a reconstrução em Veneza de seu projeto para uma escola flutuante em Lagos, e a arquiteta italiana Maria Grasso Cannizzo, que recebeu uma menção honrosa por sua obra realizada na Sicília. Também receberam menções os pavilhões nacionais do Peru e do Japão.

Com curadoria do chileno Alejandro Aravena, a Bienal de Veneza de 2016 acontece até o dia 27 de novembro, sob o tema "Reporting From The Front", e entregou seu grande prêmio - o Leão de Ouro pelo conjunto da obra - ao arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Veja mais aqui: O Leão de Ouro Paulo Mendes da Rocha

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo