Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Escritório Zaha Hadid projeta parque público Sky Park em Bratislava

Crédito: ©Penta_Investments

Redação Galeria da Arquitetura

O escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects será responsável pelo projeto de um parque público em Bratislava, capital da Eslováquia. O Sky Park (Parque do Céu, em tradução livre) será concebido no lugar de uma antiga zona industrial abandonada. Com 20 mil m², ele terá uma área verde aberta ao público, uma comunidade com mais de 700 apartamentos e um conjunto de prédios de escritórios e comércios de 55 mil m².

O projeto já está em andamento. E a demanda é muito grande. Afinal, as três torres residenciais de 30 andares tiveram grande parte de seus apartamentos comercializados dois anos antes da previsão de entrega, em 2019. Agora, restam pouco menos de 10% das unidades à venda.

A Penta Investments assumiu a construção da obra. "O Sky Park é atualmente um dos mais importantes projetos da Penta, não só pelo tamanho do investimento, mas também pelo que representa à nossa capital, com seu conceito e solução de espaços públicos", disse Jozef Oravkin, sócio da empresa.

Crédito: ©Penta_Investments

Restauração e preservação de obra histórica

O escritório Zaha Hadid Architects venceu a disputa para conceber o Sky Park em 2010. Contou a favor do projeto o fato de preservar a histórica central de aquecimento Jurkovičova Teplárne, projetada pelo arquiteto eslovaco Dušan Jurkovič. O empreendimento estava abandonado e corria o risco de ser demolido. Com o projeto do Sky Park, o complexo será restaurado e preservado como monumento cultural. Além disso, permitirá acesso do público para visitação.

Crédito: Heating plant day ©Penta_Investments

Sobre Zaha Hadid Architects

O escritório Zaha Hadid Architects foi fundado em 1980 pela renomada arquiteta Zaha Hadid (1950 – 2016), primeira mulher vencedora do Pritzker, em 2004, e responsável por projetos premiados por todo o mundo. Em 37 anos de atuação, já foram 950 projetos em 44 países diferentes.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo