Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Espaço de arquiteto

Projeto Escritório Sandra Moura Arquitetura – Foto: Cácio Murilo

Redação Galeria da Arquitetura

Projetar seu próprio escritório é privilégio de poucos. Alguns arquitetos conseguiram realizar esse feito: idealizaram e construíram cada ambiente de acordo com seu gosto particular – trazendo detalhes que garantem mais satisfação e melhor desempenho à equipe.

O arquiteto Alexandre Suassuna (Sandra Moura Arquitetura), a arquiteta Pierina Piemonte (Leonetti Piemonte Arquitetura) e o paisagista Alex Hanazaki (Alex Hanazaki Arquitetura Paisagística) contaram à Galeria da Arquitetura sobre o processo criativo. Confira!  

Concepção

A comemoração dos 25 anos de carreira profissional da arquiteta Sandra Moura resultou na construção de um novo e elegante escritório. Para o arquiteto de sua equipe Alexandre Suassuna, a vantagem de desenvolver o próprio espaço corporativo são as avaliações de cada detalhe sob medida, de acordo com o gosto da cliente-proprietária.

“Foi possível organizar os espaços, colocando a paixão pela arquitetura acima de qualquer técnica. Além disso, o gosto pela arte ficou estampado já na fachada do escritório”, completa.

Projeto Escritório Sandra Moura Arquitetura – Foto: Cácio Murilo

A arquiteta Pierina Piemonte decidiu reformar o antigo escritório quando, junto com a sócia Isabela Leonetti, percebeu que o local não proporcionava contato visual entre os funcionários. “Adorei projetar tudo, desde a definição macro do layout até os detalhes de móveis, cores e comunicação visual. A grande vantagem é que como conhecemos tão profundamente a operação, o projeto fluiu naturalmente”, revela.

Projeto Escritório LPA – Foto: Edson Ferreira

A necessidade de mudança também bateu na porta do paisagista Alex Hanazaki. “Meu escritório sempre foi no mesmo lugar. Passados 10 anos da primeira grande reforma precisávamos de uma repaginada. Eu o queria um pouco mais moderno, porém sem perder o espaço acolhedor que sempre tive, então tentei unir as duas coisas”, conta. “A vantagem de projetar seu próprio escritório é que você pode fazer tudo o que quer, sem receber pedidos de mudanças”, conclui.

Projeto Escritório Alex Hanazaki Paisagismo – Foto: Denilson Machado

Trabalho em equipe

A integração entre os funcionários e o ambiente corporativo também foi analisada. Em todos os casos o resultado foi positivo. Suassuna conta que a rotina de trabalho dos colaboradores do escritório Sandra Moura Arquitetura se tornou mais agradável devido à distribuição e organização dos espaços.

Para a equipe do Escritório LPA, a mudança também foi enorme. “Sentimos maior integração entre todos: sócias, arquitetos, administrativo... o fluxo de informações e a troca de ideias aumentaram muito”, comenta Pierina. 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo