FNA e CAU/RS se unem para expandir Projeto Solare

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) vão ministrar aulas em canais do YouTube, entre julho e outubro
0 Compartilhamentos
0
0
0

O contrato prevê o fomento do projeto de Software Livre para Arquitetura e Engenharia (Solare) (Foto: Photo Collective/Shutterstock)

Texto: Naíza Ximenes

06/06/2022 | 15:10 — A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) divulgaram uma parceria que visa expandir o Projeto Solare.

A associação entre as entidades foi oficializada por meio do Termo de Colaboração, na última sexta-feira (27), em São Paulo. Em um vocabulário mais técnico, o contrato prevê o fomento do projeto de Software Livre para Arquitetura e Engenharia (Solare). 

Logo na assinatura, foram determinados os principais softwares abordados. Eles são:

FreeCad, de CAD e BIM; 

QCAD, de CAD 2D;

Blender, de modelagem 3D e BIM;

QGIS, de geoprocessamento;

Gimp, de edição de imagens;

Inkscape, de edição vetorial; e

Scribus, de diagramação. 

As aulas serão disponibilizadas nos canais do YouTube das duas entidades, entre julho e outubro de 2022, e complementadas por um fórum de discussões no site do projeto. O sítio eletrônico também contará com matérias temáticas e campanhas nas redes sociais. 

Na ocasião, o secretário de Organização e Formação Sindical da Federação e coordenador do Solare, Danilo Matoso, também discorreu sobre os principais objetivos da iniciativa. Ampliar o uso de softwares livres e mostrar aos profissionais que essas ferramentas oferecem formas mais inteligentes de funcionamento são alguns deles.

“Os softwares livres são desenvolvidos com participação dos próprios usuários, oferecendo uma plataforma estável, gratuita e segura aos arquitetos e urbanistas”, ele conta. “É uma forma de ampliar as ferramentas e tecnologias que facilitem o trabalho dos profissionais: uma demanda importante e que merece nossa dedicação e reconhecimento.”

Foi estabelecido, ainda, que o CAU/RS repassasse à entidade recursos para a contratação de professores, além de angariar fundos para a organização de vídeo aulas. O intuito é ampliar a comunidade de usuários e a mobilização pelo desenvolvimento da área, em especial, os específicos para arquitetura e engenharia. 

A primeira etapa irá mapear e formar duas equipes principais: a de alunos e a de professores da comunidade, dispostos a participar do projeto. A parceria já conta, inclusive, com o interesse declarado de outras entidades em participar do Solare, como o CAU/RJ.

O encontro em que a parceria foi assinada foi articulado pelo próprio Danilo Matoso, em parceria com o chefe de gabinete do Conselho, Paulo Henrique Soares. Eles reuniram a presidente da FNA, Eleonora Mascia, e o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, estabelecendo ainda um calendário de cursos introdutórios aos programas de livre uso mais utilizados pelos profissionais.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.