Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Forro de madeira: conforto e elegância

Redação Galeria da Arquitetura

Revestir casas e edifícios corporativos com forro de madeira pode ser uma ótima alternativa para garantir conforto acústico e design elegante aos ambientes. Isso porque o material apresenta propriedades de absorção ou isolamento sonoro com um visual nobre e aconchegante.

É indicado para salas, espaços para reuniões, halls, escritórios, auditórios, teatros, corredores e quartos. Para aplicações externas ou em ambientes molháveis, o forro deve receber tratamento adequado.

O material pode ser encontrado nos tipos Pinus, Cedro, OSB, Perobinha, Cumaru, Jatobá, Ipê, Imbuia, Jacarandá, bambu, Peroba-rosa, MDP e MDF, sendo que este último é indicado apenas para projetos corporativos. Eles diferem-se no formato, na textura e nas propriedades técnicas.

O forro de madeira também proporciona conforto térmico, é durável e fácil de instalar e remover. Por outro lado, possui custo mais elevado, pouca resistência ao calor e requer mão de obra especializada. Após a aplicação, a manutenção deve ser regular, pois a madeira é propensa ao mofo e ao apodrecimento.

Conheça abaixo alguns projetos que utilizam forro de madeira.

Livraria Cultura – São Paulo

Foto: Fernando Guerra

Soho Brasília

Foto: Leonardo Finotti

Clube Alphaville Piracicaba

Foto: Fran Parente

Casa da Bahia

Foto: Nelson Kon

Casa do Sol

Foto: Jomar Bragança

Para conhecer mais projetos, acesse a Galeria da Arquitetura.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo