Galeria da Arquitetura vai a evento de imersão no design de Paris

Com um grupo de 30 arquitetos e designers de interiores de todo o mundo, visitamos a Villa Savoye, de Le Corbusier, e a Louis Vuitton Foundation, de Frank Gehry. Confira todo os detalhes
0 Compartilhamentos
0
0
0

Redação Galeria da Arquitetura

Durante os dias 6 a 10 de setembro a Galeria da Arquitetura fez uma imersão no mundo do design. Viajamos, junto a um grupo de 30 arquitetos e designers de interiores de vários países – a convite da Schneider Electric – para fazer um tour arquitetônico, conhecer as instalações da empresa e conferir as novidades da MAISON&OBJET (leia mais).

Na visita ao laboratório Le Hive (Hall de l’Innovation et Vitrine de l’Energie), da Schneider Electric, conhecemos mais sobre as ferramentas de monitoramento e eficiência energética da companhia. Por meio delas, é possível monitorar em tempo real o consumo de energia de cada sala do prédio. E, com os dados, desenvolver ações e estratégias para melhorar cada vez mais o desempenho do edifício.

O vice-presidente de Design Industrial e Ergonomia, Frederic Beuvry, também falou sobre o processo de desenvolvimento dos produtos e a evolução do design da marca.

Em seguida, seguimos para uma visita guiada à Villa Savoye, de Le Corbusier, localizada na cidade de Poissy, a cerca de 29 km de Paris (aproximadamente 30 minutos de carro).

Tour Arquitetônico

Villa Savoye – Le Corbusier   

 
A arquitetura da casa mostra que ela foi feita para ser vivida. Desfrutar da vista, do jardim, do pôr do sol. Assistir ao passar do dia seguindo o caminho que a luz e as sombras percorrem…

A caixa suspensa sobre pilotis deixa as fachadas livres. Assim, os grandes panos de vidro formam verdadeiras molduras do jardim.

 
O hall de entrada, orientado a norte, é marcado pela escada giratória e pela entrada de luz natural, que passa pelo vidro piso-teto.

A vegetação é muito presente tanto na sala, quanto nos quartos – sempre inserida com rasgos retangulares nas paredes. A cobertura plana e os tetos-jardins criam áreas externas com belas vistas.

A casa tem uma suíte (casal) e dois quartos (filho e hóspedes). Os cômodos das áreas íntimas e sociais são pintados de cores diferentes – o que distingue e delimita cada uma das funções.

O banheiro do casal parece ter inspirado muitas salas de banho de projetos atuais. A entrada de luz zenital, a espreguiçadeira – que sugere relaxamento – e as janelas, que garantem a vista, são algumas das semelhanças com os projetos mais contemporâneos.

Informações úteis:

Duração média da visita: 1h

Visitas comentadas

Visitas adaptadas a portadores de necessidades especiais

Endereço: 82 Rue de Villiers, 78300 Poissy

Tel.: 01 39 65 01 06

Site: www.monuments-nationaux.fr

Louis Vuitton Foundation – Frank Gehry

Crédito: Frederic Legrand – COMEO/shutterstock
 
A Louis Vuitton Foundation concretizou o sonho do renomado arquiteto Frank Gehry de projetar uma embarcação que simbolizasse a vocação cultural francesa. Localizada no Jardin d’Acclimatation (o parque incrustado no Bois de Boulogne), a 8,2 Km de Paris, a construção em forma de barco abriga um museu de arte contemporânea que dialoga com as árvores e com os jardins circundantes.

A edificação deveria mudar de acordo com o horário e com a luz para dar a ideia de algo efêmero ou em constante transformação. Por isso, os grandes volumes sólidos (conhecidos por icebergs) são envoltos por vidro. O aço também predomina na construção.

O edifício foi implantado junto a uma escada – the waterfall –, uma cachoeira que dá movimento, luz e vida à Fundação.

Informações úteis:

Endereço: 8 avenue du Mahatma Gandhi, Bois de Boulogne, 75116 Paris

Site: www.fondationlouisvuitton.fr/en.html

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.