Google Arts & Culture lança mostra virtual sobre a arquitetura de Brasília

Com mais de 4 mil imagens, 200 obras de arte e tours online pelos museus mais importantes da cidade, o evento pretende apresentar uma nova perspectiva da capital do país
0 Compartilhamentos
0
0
0

Google Arts & Culture lança mostra virtual sobre a arquitetura de Brasília

A mostra conta com imagens aéreas inéditas de Brasília (Foto: Divulgação/Google Arts & Culture)

Texto: Vinícius Veloso

12/11/2021 | 17:30 — Na última quinta-feira (11), o Google Arts & Culture lançou a mostra virtual “Brasília: Um sonho construído”. Com mais de 4 mil imagens, 200 obras de arte e tours online pelos museus mais importantes da cidade, o evento pretende apresentar uma nova perspectiva da capital do país. Além disso, oferece recursos educativos que podem ser usados por professores ou pais no momento de explorar o conteúdo com as crianças. Todo o material está distribuído em três capítulos: Arquitetura, História e Cultura. No primeiro deles, é possível acessar detalhes de algumas das obras assinadas por Oscar Niemeyer, como a Catedral Metropolitana de Brasília, que ganhou modelo em 3D e que pode ser vista por meio da realidade aumentada.

Outra opção é admirar os projetos de Niemeyer em ângulos nada tradicionais. Na seção “Brasília vista de cima”, proposta pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB-DF), estão disponibilizadas imagens inéditas feitas a partir da visão aérea de jardins, prédios icônicos e parques que compõem a paisagem do Plano Piloto. Já na seção “A mente por trás da cidade”, a vida e a obra de Niemeyer são destrinchadas anualmente, indo da concepção de suas ideias ao encontro com Athos Bulcão e Lúcio Costa.

Há, ainda, uma seção que disponibiliza registros históricos que estão armazenados no Arquivo Público do Distrito Federal. Entre os documentos, é possível encontrar cartas dos operários que participaram da construção da cidade; detalhes da história da Praça do Cruzeiro; informações sobre a construção do Lago Paranoá; entre muitos outros.

A mostra tem curadoria e colaboração de diversas instituições, como o Arquivo Público do Distrito Federal, o Museu Nacional da República, o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Supremo Tribunal Federal, o Museu da Câmara dos Deputados e outros 15 organismos de Brasília.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.