IAB-RJ pede a continuidade do programa ‘Comunidade Cidade’ na Rocinha

A instituição assinou carta destinada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro solicitando a manutenção do programa, suspenso desde o final de 2020
0 Compartilhamentos
0
0
0

O programa previa um conjunto de grandes intervenções em favelas do Rio de Janeiro (Foto: Brastock/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

02/03/2021 | 16:30 — Suspenso desde o final de 2020, o programa ‘Comunidade Cidade’ foi tema de carta assinada pelo departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). Destinado ao Governo do Estado, o texto pede a retomada do projeto que prometia levar obras de urbanização e saneamento para a favela da Rocinha, na região sul da cidade. Além da instituição, grupos de moradores, urbanistas e cerca de 50 movimentos sociais também pedem a continuidade do programa.

De acordo com as lideranças da comunidade, o projeto foi interrompido sem que nenhuma explicação fosse dada aos moradores. Já o poder público, por meio de nota, comenta que o projeto não vai ser encerrado e que as obras de saneamento estão em andamento na Rocinha.

“Ainda que não tenha ocorrido o anúncio oficial de encerramento, representantes do Governo do Estado vêm alegando escassez de recursos para a execução do programa, com confirmação de demissões da maioria dos profissionais que estavam envolvidos no programa”, destaca o abaixo-assinado divulgado pelo IAB-RJ.

Programa Comunidade Cidade

Lançado em janeiro de 2020 pelo então governador Wilson Witzel, o programa ‘Comunidade Cidade’ consiste em um conjunto de grandes intervenções em favelas do Rio de Janeiro, nas áreas de infraestrutura de saneamento básico, habitação, mobilidade urbana, resíduos sólidos, sistema de distribuição de água e construção ou reforma de equipamentos urbanos. O projeto teve o seu início e o primeiro planejamento para a favela da Rocinha, a maior da América Latina, e receberia até 2025 investimentos que somam R$ 2 bilhões.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.