Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Ideias para aproveitar o espaço de casa


Redação Galeria da Arquitetura

O alto custo dos imóveis nas metrópoles brasileiras faz com que as incorporadoras optem por diminuir, a cada ano, a metragem das casas e apartamentos. Os moradores, por sua vez, veem-se obrigados a dividir espaços cada vez mais apertados e nem sempre aconchegantes.

É por isso que tem aumentado a busca por profissionais de arquitetura que projetem ambientes funcionais e adequados à rotina. Confira ideias criativas para aproveitar melhor cada cantinho da sua casa.

Integração e estudo do lugar

                                                                   Projeto: Apartamento Poledance, Casa100 - arquitetura_design, Foto: Quadra 2 Fotografia

“A questão é pensar no projeto como um todo, e não como uma área segmentada e dividida. Costumamos manter os ambientes conectados, seja com materiais semelhantes ou com uma bancada multifuncional que trabalha diferentes usos em um programa arquitetônico”, explica Diogo Luz, arquiteto e sócio do Casa100 – arquitetura_design.

“Por mais que um apartamento tenha cozinha, sala e quarto, procuramos integrar ao máximo esses espaços para que façam parte de um mesmo todo”, complementa José Guilherme Carceles, arquiteto e sócio do mesmo escritório.

Para a arquiteta Candida Tabet, o aproveitamento de espaço requer um estudo de necessidades, além de senso de oportunidade, treino de visibilidade para questões volumétricas e noção espacial.

Mobiliário versátil

                                                                                   Projeto: Apartamento 33, Studio Boscardin.Corsi, Foto: Eduardo Macario

Ana Carolina Boscardin, arquiteta do Studio Boscardin.Corsi, diz que o ideal é conceber ambientes mais leves, soltos e fluidos. Para ela, os espaços devem ser tratados como locais em constante mutação. “O ideal é trabalhar com móveis soltos, que tornam os ambientes práticos e abertos a mudanças”, complementa o arquiteto Edgard Corsi, sócio de Boscardin.

Eliminando excessos

                                                                            Projeto: Apartamento Urimonduba, Candida Tabet Arquitetura, Foto: Romulo Fialdini

Já Nathália Teixeira Favaro, da Vitrô Arquitetura, diz que a possibilidade de aproveitar espaços é sempre uma diretriz de trabalho, seja para caber mais objetos em um determinado ambiente ou para liberar área útil. Sua sócia Sarah Mota Prado destaca: “Estamos sempre tentando criar projetos que carreguem múltiplas funções. Para isso, eliminamos os recortes que não permitem o aproveitamento da circulação”.

                                                                                                              Projeto: Apê 62, Vitrô Arquitetura, Foto: Ana Mello

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo