Igreja mais antiga do Brasil é reaberta em Pernambuco

Principal ponto turístico de Igarassu, região metropolitana de Recife, a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião passou por dois anos de reforma
0 Compartilhamentos
0
0
0

As obras contaram com recursos do BNDES, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Foto: Paula Montenegro Stock/Shutterstock)

Texto: Naíza Ximenes

18/04/2022 | 16:02 — Após dois anos de reforma, a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião foi reaberta. A casa paroquial, que fica em Igarassu, no Pernambuco, é a igreja mais antiga em funcionamento do Brasil. Ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1951.

As obras aconteceram com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Foram desembolsados R$ 4,2 milhões pela instituição, em recursos não ressarcíveis.  

O local foi construído em 1535 e empregou o estilo maneirista na edificação — em que a arquitetura representa um momento de transição do estilo renascentista para o período barroco. A construção foi um pedido do então donatário da capitania hereditária de Pernambuco.

A igreja se tornou o ponto mais visitado de Igarassu, município da região metropolitana de Recife, e, hoje, abriga um espaço expositivo. Na reforma, a estrutura foi restaurada e os sistemas de prevenção, detecção e combate a incêndios foram instalados. Além disso, a rede elétrica foi recuperada e a acessibilidade a portadores de necessidades especiais foi ampliada. 

O diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, destacou que o projeto devolve à sociedade um patrimônio restaurado e equipado, para contar história do país e fomentar a educação patrimonial, além do desenvolvimento de um programa turístico do centro histórico. “Vamos contribuir para qualificar o turismo e dinamizar a economia na região”, disse.

A casa paroquial ganhou, ainda, um novo espaço expositivo e educativo, que mostra a história da própria Igreja dos Santos Cosme e Damião e como a capitania de Pernambuco se formou. O público poderá conferir, em um mapa, os demais equipamentos culturais do município. A visita será guiada por especialistas históricos treinados.

De acordo com informação da prefeitura de Igarassu, foram restaurados o altar-mor e parte da estrutura da igreja, anteriormente danificados. As peças do Museu de Arte Sacra, ligado à igreja, receberam medidas de conservação preventiva, devido ao seu elevado valor histórico, sobretudo por retratar diversos acontecimentos marcantes do passado, como as invasões holandesas no Brasil.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.