Iluminação pública de Belo Horizonte é modernizada com tecnologia LED

Projeto foi executado pela maior parceria público-privado (PPP) de iluminação pública do país e trouxe benefícios como economia de energia e maior durabilidade das lâmpadas
0 Compartilhamentos
0
0
0

A Avenida Presidente Juscelino Kubitschek foi um dos pontos que recebeu a nova iluminação (Foto: Divulgação/BHIP)

Texto: Vinícius Veloso

11/05/2021 | 17:15 — Mais de 180 mil pontos de iluminação pública em Belo Horizonte foram modernizados e agora contam com os benefícios da tecnologia LED. O projeto é resultado da maior parceria público-privada (PPP) de iluminação pública em operação no Brasil e se tornou referência na América Latina devido a suas dimensões, velocidade de execução e padrões de qualidade estabelecidos em contrato. Entre as vantagens garantidas pela novidade estão o menor consumo de energia e a durabilidade até três vezes maior se comparada às lâmpadas tradicionais.

O LED também não tem substâncias tóxicas em sua composição e possui taxa de falhas reduzida (menor do que 1%). Esse número chega a 6% quando empregadas as lâmpadas de vapor de sódio. Além das luminárias, a concessionária BHIP implantou sistema para telegestão da iluminação das vias principais da cidade. Baseada na internet das coisas (IoT), a ferramenta permite o controle remoto e informatizado das luminárias — facilitando a identificação de falhas, a medição do consumo de energia, entre outras informações.

A expectativa é que a modernização da iluminação pública resulte em uma economia de R$ 25 milhões para o poder público anualmente. Segundo o contrato do projeto, a eficiência energética deveria ser de 45%, mas a BHIP superou a meta e atingiu 55%, aproximadamente.

Regiões contempladas

O projeto modernizou a iluminação de 13 pontos da capital mineira, como o Viaduto Santa Tereza, a Praça da Liberdade, o Complexo Arquitetônico da Pampulha e a Praça do Papa. “O resultado alcançado em Belo Horizonte é reflexo de um plano de ação muito bem estruturado e executado com excelência e sintonia entre as equipes da BHIP e do poder público”, comenta Marcelo Menegatto, presidente da BHIP, mencionando que outros consórcios e prefeituras já os procuraram para entender a complexidade e magnitude do projeto.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *