Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Iluminação sustentável chega em regiões carentes


Levando luz para quem não tem acesso à eletricidade, a lâmpada de LED “The Little Sun” está se tornando conhecida no mundo todo. Desenvolvida pelo designer Olafur Eliasson e pelo engenheiro Frederik Ottesen, esta diferente fonte de luz é alimentada por energia solar.


Elaborada por uma empresa de cunho social, o projeto global aborda a necessidade de luz de forma sustentável e que beneficie comunidades sem eletricidade, criando empregos e gerando lucros sociais. Os criadores afirmam que a instituição não é de caridade, ao contrário, negam-se a levar uma solução de curto prazo, como doações de lâmpadas, e centram-se em objetivos a longo prazo. Exemplo disso é a criação de empresas locais rentáveis que distribuem a “Little Sun”.


Atualmente a lâmpada tem distribuição em nove países africanos, como Zimbabwe, Uganda, Quênia, Burundi, Senegal, Etiópia, Nigéria, Gana e África do Sul, assim como no continente europeu, nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália e no Japão. Desde seu lançamento, em julho de 2012, o projeto já distribuiu mais de 200 mil lâmpadas em todo o mundo – e este número cresce rapidamente.


A lâmpada está se fazendo popular em todo o mundo, e as pessoas estão descobrindo o quão útil a “Little Sun” pode ser mesmo em áreas com eletricidade. Além disso, é uma forma de educar as pessoas quanto ao benefício da energia solar e de fontes de energia sustentáveis.




Cr��dito/fonte da foto: The Little Sun
Fonte do post:  The Little Sun

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo