Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Imaginação posta em forma

Com diversos materiais em mãos e muita criatividade na cabeça, designers criam peças de mobiliários que são curiosas e bonitas. Escolhemos 15 cadeiras que expressam belas criações.

1 – Bloom


A cadeira Bloom é feita à mão com microfibra costurada sobre uma parte superior de resina com base de aço. A criação foi inspirada na graciosidade de uma flor, esculpida por centenas de pontos corridos finos irradiados a partir do centro, originando uma textura sutil. Designer: Kenneth Cobonpue.


2 – Seatub


O design da Seatub explora as similaridades de dois distintos objetos que muitas pessoas utilizam todos os dias. Com esta interessante poltrona, é possível relaxar na banheira enquanto está na cadeira. Designer: Ki Kim.


3 – Fitas brancas e pretas


Seguindo o conceito de ilusão gravitacional, as cadeiras Atar foram criadas por dois designers. O resultado foram duas peças de fitas pretas e brancas que proporcionam uma fantasia ótica em excelentes proporções. Designers: Christian Andrés Sánchez Parra, Juliana Andrea Mosquera.


4 – Coffee Chair

 

Que tal uma pausa para o café? Estas cadeiras, pensadas especialmente para uso em cafés e restaurantes, tem um design funcional e criativo. Rompendo a simetria tradicional, o assento se assemelha à silhueta de uma caneca de café em um pires. A alça da “xícara” pode ser usada para pendurar uma jaqueta ou bolsa, por exemplo. Designer: Sunhan Kwon.


5- Loop chaise


A Loop Chaise teve seu design construído a partir de técnicas parecidas com as usadas para fazer tapetes. Sua base principal e o assento são tecidas firmemente e, gradualmente, a costura fica mais solta ao longo do comprimento da espreguiçadeira, desdobrando-se sobre o chão. Designer: Sophie de Vocht.


6 – Cut Chair


Intrigante e interessante: essas sãos as características que melhor descrevem esta cadeira. Ao contrário do comum, ela tem somente uma perna “que funciona”. O mais impressionante é que ela pode ser usada perfeitamente, embora a ilusão de ótica faça você pensar que não pode se sentar sobre ela. Designer: Peter Bristol.


7 – The Empty Chair


Em apoio a uma campanha contra o aumento da perda de escritores, jornalistas, artistas e ativistas, esta cadeira representa uma metáfora. “The Empty Chair” retrata um lugar cuja escada com cerca de 5 metros de altura pode alcançar o céu, a liberdade de pensamento e de expressão. Designer: Baas Maarten.


8- Him&Her Chair


Feitas em polietileno, nas cores preto, vermelho, branco e transparente, as cadeiras Him&Her foram inspiradas no design da Panton. A criação assume a forma esculpida de modelos nus. Designer: Fabio Novembre.


9 – Inception-Chair


Uma cadeira com várias outras que são progressivamente menores: é assim que se forma a Inception-Chair. O mecanismo é simples, basta que os pinos se encaixem nas ranhuras da peça de tamanho maior, podendo ser montada e desmontada com facilidade. Designer: Vivian Chiu.


10 – Lathe Chair


Os mobiliários da coleção Lathe parecem ter sido esticados ou extrudados. A ideia, de acordo com o criador das peças, veio de uma função do Photoshop, onde é possível escolher uma linha de pixels e estendê-los. Designer: Sebastian Brajkovic.


11 – Millipede Chair


A inspiração das cadeiras Millipede partiu dos inúmeros pés das centopeias, daí o nome: milli+pede. Com pés elegantes e formato slim, as banquetas podem ser muito bem utilizadas em balcões de cozinha americana. Designer: Michael Samoriz.


12 – Cadeira de lápis


Centenas de lápis reunidos compõem esta cadeira. Dispostos de maneira aleatória em formas arquetípicas que estão abertas, a criação é um objeto de mobília influenciado pela arte. Designer: Pairot Anon.


13 – Rocking on the beach


Feita em ABS, madeira compensada e areia, esta cadeira faz você realmente achar que está balançando na praia. Designers: Joon&Jung Designteller.


14 – Skull Chair


Este simples e moderno crânio, feito em fibra de vidro, fez sua estreia em 2011 no Milan Furniture Fair. É uma cadeira monobloco emblemático que pode ser reinterpretado como uma expressão de vaidade, de acordo com os designers criadores da peça. Designers: Léa Padovani e Sébastien Kieffer.


15 – Splash