Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Impressoras 3D: um tiro no pé?


O mundo está em constante evolução, seja ela para o bem ou para o mal e o maior precursor dessas mudanças é homem. Graças a sua inteligência, o homo sapiens adapta-se ao meio com facilidade, quando não força o meio a adaptar-se a ele. Para que isso acontecesse, inúmeras ferramentas foram criadas. Dentre todas as ferramentas, eis que surge neste século um dos maiores – se não o maior –, avanços para a construção civil: as impressoras 3D.


Há, em fase de testes, na Universidade da Califórnia – EUA – uma impressora que é capaz de construir uma residência em menos de 24 horas, fornecendo enorme salto na agilidade das construções. Além disso, a máquina proporciona economia nos custos e ajudaria na reconstrução de áreas destruídas por catástrofes naturais.

De fato, o advento das impressoras 3D trará grandes melhorias para o mercado imobiliário. Porém, seria hipocrisia dizer que esse avanço é um tiro no pé? Pois, certamente, ela irá substituir uma boa parte dos trabalhadores, deixando poucos gatos pingados para executar tarefas que ela ainda não é capaz de fazer. Ainda...


Sabendo o quanto podemos evoluir em tecnologia, não é difícil sonhar com o momento em que ela se tornara independente, precisando apenas de uma pessoa para projetar e definir os comandos que ela deverá executar. Além, é claro, da possibilidade da construção de móveis. Gerando uma onda ainda maior de desemprego, afetando várias áreas.

E você, meu caro engenheiro e arquiteto, o que pensa a respeito?


Imagens: NikoPik, 3D impressora, Tecnologias de último grito e Brasil escola
Fontes: Tecmundo, Corretor tech e Tecmundo

Comentários (2) -

  • Luan Felipe

    10/06/2015 22:42:49 | Reply

    Pode ser que sim mas acho que a demanda hj em dia de construção é tão grande que mesmo assim os empregos continuarão bombando digo que seria muito bom ter uma tecnologia assim!

  • fabio freitas

    11/06/2015 10:56:51 | Reply

    porque tiro no pé???  a tecnologia vem pra nos ajudar para nós humanos trabalharmos menos e termos mais tempo para a família, o problema que esta acontecendo, é que existe muita gente no mundo hoje e esse numero não para de crescer...quanto mais pessoas, menor a qualidade de vida...quanto menas pessoas, maior a qualidade de vida...e com as maquinas fazendo nosso serviço pesado, os seres humanos evolui, mas é totalmente o que esta acontecendo hoje..

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo