Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Iniciativa urbana

Redação Galeria da Arquitetura

Crédito: Mariana Moreth

Defensor do conceito ‘Calçada Viva’, o arquiteto paisagista Benedito Abbud é conhecido por seu portfólio com mais de 5.200 trabalhos que integram parques, praças, bairros, cidades, calçadas e outros. Em meio às cidades de pedra, é sempre possível encontrar grandes quintais verdes projetados por ele.

Essa arquitetura paisagística tem como idealização a integração de passeios públicos arborizados, acessíveis a pessoas com necessidades especiais de locomoção, que passam a ser tratados como ponto-chave nesse processo urbanístico.

Benedito Abbud pretende trazer a natureza de volta ao convívio da cidade, mostrando que a harmonia visual é bem melhor quando em conjunto, proporcionando parques e áreas de lazer pelos asfaltos.

O movimento ‘Calçada Viva’ vai além das árvores. Traz soluções urbanas práticas e fáceis, que até quem não é paisagista pode aprender e aplicar. Inicialmente, Abbud prevê o uso de arbustos, muros com forrações e plantas frutíferas. Os pisos drenantes foram os escolhidos para compor cenários, pois são capazes de absorver a chuva, evitando enchentes ou poças. Além desses elementos, rampas, bancos e pontos de ônibus para acessibilidade.

No Rio de Janeiro, o paisagista desenvolveu o belo, humano e sustentável jardim externo do projeto arquitetônico do Cidade Jardim, com acesso livre para o quintal verde. 

Crédito: Mariana Moreth

Crédito: Mariana Moreth

Em São Paulo, Benedito Abbud participou recentemente da Casa Cor SP 2015. Em parceria com Felipe Abbud, concebeu o espaço ‘Se essa rua fosse minha...‘, com o intuito de tornar o movimento mais popular. 

Crédito: Benedito Abbud Arquitetura Paisagística

Crédito: Benedito Abbud Arquitetura Paisagística

Essas iniciativas nos permitem idealizar um futuro onde será possível caminhar pelas calçadas sem se preocupar com a poluição, e sim com a beleza do verde e da natureza à sua volta. 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo