Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Instituto A Gente Transforma: um olhar profundo das comunidades brasileiras

Crédito: Tatiana Cardeal

Redação Galeria da Arquitetura

O que era sonho virou realidade. Após três edições especiais do projeto, o designer Marcelo Rosenbaum criou o Instituto A Gente Transforma – uma iniciativa que prevê a valorização da cultura e do conhecimento de artesãos de comunidades locais para a criação de peças de design que passam a estampar as coleções das mais reconhecidas lojas de decoração do cenário nacional. 

O Instituto, que será dirigido por Mônica Barroso, vai gerir o relacionamento com as comunidades parceiras, zelar por seus direitos relacionados à propriedade intelectual, conhecimentos tradicionais e repartição de benefícios, gerando assim fluxo econômico a partir da identidade cultural e garantindo os direitos sobre o patrimônio imaterial.

Processo criativo

A produção das peças é feita com base no que Rosenbaum chama de Design Essencial, uma metodologia desenvolvida com base nas experiências vivenciadas junto às comunidades, voltadas para descobrir e potencializar seus valores. O principal resultado é a inovação no processo; que une talentos e potenciais locais mirando na autonomia e liberdade das comunidades através dos saberes.

Livro e documentário

Crédito: Divulgação Marqueterie – Agência de Comunicação

Os projetos especiais de autoria coletiva que antecederam a criação do instituto foram realizados em três edições: A Gente Transforma Parque Santo Antônio (SP) – 2011; A Gente Transforma Piauí (Várzea Queimada, Jaicós) – 2012; e A Gente Transforma A Força da Floresta (Yawanawá, Acre) – 2013.

A edição de Várzea Queimada, Jaicós, rendeu, ainda, dois registros: o livro e o documentário Várzea Queimada. Espírito, matéria e inspiração. O primeiro foi ilustrado com imagens da fotógrafa Tatiana Cardeal e texto do jornalista Marques Casara. Já o documentário média-metragem foi dirigido por Juliana Borges, da Damasco Filmes. 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo