Interior gaúcho terá terceira maior estátua de Cristo do mundo

Maior até que a escultura carioca, o monumento está sendo construído no município de Encantado, a 144 km de Porto Alegre, e será finalizado até o final de 2021
0 Compartilhamentos
0
0
0

Orçado em R$ 2 milhões, o monumento terá 43 metros de altura (Foto: Divulgação/Associação Amigos do Cristo Protetor)

Texto: Vinícius Veloso

15/04/2021 | 16:30 — O interior do Rio Grande do Sul ganhará, em breve, sua própria estátua gigante de Cristo. O monumento está sendo construído no município de Encantado, distante 144 km de Porto Alegre, e se destaca pela altura. A obra tem 43 metros, superando a do Rio de Janeiro, que possui 38 metros (somando a base e a escultura em ambos os casos). O projeto está em execução desde 2019 e, recentemente, recebeu a cabeça e os braços, que têm 36 metros de envergadura. A previsão é inaugurá-la ainda em 2021.

A estátua foi batizada de Cristo Protetor e será a terceira maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas do Cristo de La Paz, em construção no México e que tem 72 metros; e do Cristo Rei, que fica na Polônia e alcança 52 metros. A obra gaúcha foi orçada em R$ 2 milhões, valor arrecadado junto a empresários e a comunidade local. A ideia do projeto veio de um padre da cidade, com a justificativa de que a fé dos moradores poderia ser simbolizada pelo monumento. A região escolhida para recebê-la está no marco zero de Encantado.

De acordo com o site da Associação Amigos do Cristo Encantado, que administra a construção, a estátua é “fruto da união e dos esforços de famílias, líderes políticos, religiosos e empresários da cidade, que visam a transmitir a fé do povo e alavancar o turismo da região”.

Convite

A obra foi alvo de uma brincadeira do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Em suas redes sociais, ele postou que: “construir estátua maior é moleza, quero ver é ter essa vista”, em referência ao Corcovado. Pouco depois, Jonas Calvi, prefeito de Encantado, respondeu dizendo que: “O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora, venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa. Vamos adorar receber todos vocês”. O convite foi prontamente aceito por Paes, que agradeceu Calvi por ter entendido a brincadeira.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.