Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Iphan firma diretrizes para o entorno do Teatro Municipal

Edificações e logradouros dentro da delimitação poligonal deverão passar por análise técnica do Iphan (Foto: Luigi Saria/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

04/02/2021 | 16:15 — O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou a portaria nº 8/2021, que estabelece a delimitação poligonal do entorno do Teatro Municipal de São Paulo e define as diretrizes de preservação. Com isso, todas as edificações e logradouros dentro dos limites desse perímetro passarão por análise técnica do Iphan.

A elaboração da portaria considerou os aspectos relativos à manutenção da identidade e ambiência histórica do Teatro Municipal, com atenção especial aos visuais obtidos a partir da Praça do Patriarca, do Vale do Anhangabaú e do Viaduto do Chá. Tanto a delimitação poligonal, quanto as diretrizes de preservação estão disponíveis para consulta no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG).

O documento visa, ainda, garantir que elementos publicitários ou outros equipamentos móveis fixados nas edificações e espaços públicos próximos não obstruam, em nenhuma hipótese, a percepção do bem tombado. Além disso, toda construção ou agenciamento paisagístico deve valorizar o Teatro Municipal.

“O Iphan analisará as propostas de intervenção na área do entorno sempre que receber diretamente do interessado, ou via Prefeitura de São Paulo, o requerimento ou a consulta prévia acerca das intervenções pleiteadas”, informa a portaria.

Teatro Municipal

Tombado nos âmbitos estadual e federal, o Teatro Municipal foi inaugurado em 1911, na região central da cidade de São Paulo. Projetado por Domiziano Rossi e Claudio Rossi, a obra foi executada pelo escritório Ramos de Azevedo. O estilo arquitetônico do edifício foi inspirado em outras importantes casas de espetáculos do mundo, como a Ópera de Paris.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo