Iphan inicia o tombamento do Forno Hoffman, em Minas Gerais

Processo atende ao pedido da prefeitura de Timóteo e visa preservar a estrutura construída em 1945 para fabricação de tijolos
0 Compartilhamentos
0
0
0

Além do tombamento por parte do Iphan, o Forno Hoffman está passando por obras contratadas pela prefeitura de Timóteo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Timóteo)

Texto: Vinícius Veloso

22/02/2021 | 15:00 — O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) respondeu positivamente ao pedido da prefeitura de Timóteo (MG) e iniciou o processo de tombamento do Forno Hoffman. Trata-se de uma das estruturas mais importantes do Vale do Aço, construída em 1945 para fabricar os tijolos da Companhia de Aços Especiais de Itabira (Acesita) — atualmente com o nome de Aperam. Também foi solicitado o processo de tombamento ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Além do reconhecimento por parte do Iphan e do Iepha, o Forno Hoffman está passando por intervenções que visam manter a sua integridade e segurança. Contratadas pela prefeitura de Timóteo, as obras se concentram na retirada do gradeamento de madeira e em garantir a estabilidade da estrutura. Os trabalhos são realizados, desde janeiro de 2021, pela Consen Engenharia, vencedora da licitação.

Devido o valor histórico, após a retirada do gradeamento, as peças de madeira serão acomodadas em um local seguro. Futuramente, passarão por avaliação para determinar o seu estado de conservação e eventuais aproveitamentos (parcial ou não).

Já durante a semana do Carnaval, teve início a retirada do madeirame usado na sustentação da cobertura do equipamento. “Importante ressaltar que essa intervenção é resultante de recomendações técnicas do último laudo de engenharia e arquitetura elaborado por profissionais especializados a pedido da administração municipal”, afirma Cláudio Gualbertto, subsecretário de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo. O objetivo é contribuir para melhor estabilização do Forno Hoffman e minimizar os riscos de desabamento das madeiras de ancoragem da estrutura física, inclusive, da torre/chaminé.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.