Iphan inicia obras de restauro em igrejas mineiras históricas

A intervenção compreende os elementos artísticos e integrados da Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção e da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias
0 Compartilhamentos
0
0
0

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias foi inaugurada em 1746 (foto: acervo Iphan)

Texto: Lucas Barbosa

18/02/2019 | 14:30 – As obras para restauro das igrejas Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção e Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias – localizadas em Mariana e Ouro Preto (MG), respectivamente – foram iniciadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A proposta é restaurar os elementos artísticos e integrados, pois ambos os templos já passaram por intervenções arquitetônicas, que foram concluídas em 2017.

Igrejas

Inaugurada em 1746, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias possui interior característico do século XVII. Já a sua fachada sofreu alterações no século XIX. O projeto é de Manoel Francisco Lisboa, pai de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Ambos estão sepultados no interior da igreja.

Por sua vez, a Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção é datada de 1703. Concebida em pedra e cal, a sua fachada possui linhas predominantes retas e desenho arquitetônico similar aos das construções jesuítas encontradas no literal brasileiro.

PAC Cidades Históricas

Com início em 2007, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma iniciativa do Governo Federal para retomada do planejamento e execução de obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética brasileira. Em 2013, o programa começou a atender os bens urbanos protegidos pelo Iphan, destinando R$ 1,6 bilhão para 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos em 44 cidades de 20 estados brasileiros.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *