Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Isay Weinfeld projeta novo Four Seasons, restaurante ícone de Nova York

                                                                                                                                        Crédito: Fernando Guerra

Redação Galeria da Arquitetura

Isay Weinfeld venceu o concurso internacional de projeto para o novo restaurante Four Seasons em Nova York. Considerada um templo da gastronomia na cidade, a atual sede abriu em 1959, com arquitetura e mobiliário desenhados por ninguém menos do que Mies van der Rohe e Philip Johnson, além de Pablo Picasso, responsável pela tapeçaria do estabelecimento que ocupa o térreo do edifício Seagram, obra-prima de Mies.

O concurso teve a liderança do crítico de arquitetura Paul Goldberger que, durante quatro meses, entrevistou os arquitetos e avaliou, junto dos donos do restaurante, os estudos preliminares para o novo local. Um dos sócios do Four Seasons, Julian Niccolini, disse ao jornal The New York Times que o arquiteto brasileiro será "como um outro Philip Johnson, mas para este século".

A renovação comandada por Isay conclui uma batalha jurídica que começou há mais de três anos, quando investidores compraram a torre, mas não renovaram o contrato de locação do restaurante. Desde então, seus proprietários decidiram doar a tapeçaria "Le Tricorne", de Picasso, para a Sociedade Histórica de Nova York, e fechar o restaurante em julho de 2016, quando haverá um leilão de todos os objetos e móveis, inclusive as peças desenhadas por Johnson.

Com inauguração prevista para o final de 2017, o novo Four Seasons também terá a Park Avenue como endereço, mas a quatro quadras do antigo. Além da arquitetura de interiores, o arquiteto paulista de 63 anos – que também assina o projeto de um edifício ao lado do parque suspenso High Line, no Chelsea – será responsável pelo design de todo o mobiliário, o que inclui as louças, os uniformes dos garçons e a comunicação visual do restaurante. "Ainda estou arrepiado", revelou Weinfeld a reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo