Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Janela inteligente distribui luz solar por todo o ambiente


Já existe a janela que se fecha quando vem chuva, que controla temperatura e que armazena energia natural. Anton Harfmann e Jason Heikenfeld, da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, trataram de aumentar a família de ‘janelas inteligentes’ com uma que distribui a luz solar para outras partes do ambiente.

A dupla, incomodada com o fato de a luz solar incidir em uma área interna limitada, criou o SmartLight — Luz Inteligente, em tradução livre. A técnica consiste em uma série de dutos compostos por minúsculas células eletrofluídicas que captam a luz solar e a espalham de forma controlada pela tubulação.


Cada célula eletrofluídica mede alguns milímetros quadrados e conduz a luz por microcanais. É uma espécie de líquido com propriedades ópticas similares às do vidro. A tensão superficial do fluído pode ser manipulada para formar lentes ou prismas, permitindo controlar a passagem e direção da luz pela célula. Uma janela com tecnologia SmartLight consome de 10 a 100 mil vezes menos energia que uma lâmpada convencional. Os pesquisadores agora trabalham em um aplicativo que permita o controle à distância da luminosidade, sem fios.



Fonte do post: Inovação Tecnológica

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo