Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

John Lautner e sua casa célebre

Combinando uma arrojada engenharia com um toque dramático de sensibilidade espacial, John Edward Lautner projetou diversas residências que foram cenários importantes para o cinema dos anos 1960 e 1970. O arquiteto estadunidense apresentava estética futurista em suas obras e seus projetos são vistos como patrimônio histórico da Califórnia, mais direcionados para sul do estado. Provavelmente você já deve ter visto algumas dessas casas em videoclipes, ensaios de moda ou filmes.

Filmes como ‘Direito de Amar’, ‘O Grande Lebowski’, ‘Dublê de Corpo’, ‘As Panteras’ e até ‘Os Simpsons’ fazem parte do grande repertório da arquitetura de John Lautner. Mas, nenhum projeto residencial será tão famoso e valioso quanto o que foi usado para as gravações de ‘007 – Os Diamantes São Eternos’: a Casa Elrod.

Crédito: Brian Thomas Jones

Construída em 1973, ela foi a morada do finado Bob Hope – ator e um dos maiores comediantes de Hollywood – e é considerada a maior residência privada construída pelo arquiteto americano.

A área de 23 mil m² possui uma vista de tirar o fôlego do vale Coachella. Seu interior é composto por seis dormitórios, 12 banheiros, uma linda área de lazer e de convivência, uma piscina, quadra de tênis e área externa para jantares que se estende até a varanda, além de outros ambientes que compõem a planta.

O teto de cobre curvado possui o formato similar a um vulcão. A maior parte da Casa Elrod foi feita de concreto, aço e vidro, e mesmo de depois de anos suas curvas impressionam com a rica arquitetura e desenho impactante. 

Veja aqui outros projetos com incríveis coberturas curvas!

Crédito: Brian Thomas Jones

As fotos falam por si e mostram como o rótulo de ‘casa mais valiosa e famosa’ de John Lautner cai bem ao projeto:

Crédito: Brian Thomas Jones

Crédito: Brian Thomas Jones

Crédito: Brian Thomas Jones

Crédito: Brian Thomas Jones

Crédito: Brian Thomas Jones

Gostou?

Pois, fique sabendo que hoje ela está à venda por nada mais, nada menos do que 50 milhões de dólares!

Fonte: The John Lautner Foundation

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo