Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Leitura e arte para todos

Crédito: Mccutcheon Book Station – Magazine Good Is

Minibibliotecas ou estações de livros ganharam popularidade e estão se espalhando pela América e pelo mundo graças a um projeto de Todd Bol, que concretizou a ideia com um projeto que se difundiu por Indianópolis, nos EUA. Hoje, o projeto que já pode ser visto em cidades como Berlim, na Alemanha, foi criado por Todd como forma de homenagear sua mãe, que era professora. Ele instalou em um terreno abandonado uma pequena casa de madeira com livros dentro.

Os livros ficavam disponíveis para qualquer um que quisesse ler. O objetivo visava a melhoria da alfabetização e o incentivo às artes, além de aumentar a consciência para a educação e a justiça social na comunidade.

Com a participação de Rachel M. Simon, o projeto “The Collection Public” (a Coleção Pública) – com livros disponíveis em estações de viés artístico – se espalhou por vários países. Para ampliar o alcance do projeto, Simon convidou nove artistas locais de Indianópolis para desenhar estações de livro escultóricas. Hoje elas podem ser vistas em vários pontos da cidade.

O projeto começou com essas pequenas casas de madeira:

Crédito: Stuart Hyatt and S+CA

E hoje, com ajuda desses nove artistas, ganhou mais cor, forma e vida.

Crédito: Phil O`malley

Crédito: Katie Hudnall

Crédito: Katie Hudnall

Crédito: Tom Torluemke