Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Leve seu quarto para a faculdade

Só quem leva a vida de universitário sabe como é trabalhoso morar longe da faculdade. Em meio ao trânsito caótico, o caminho a ser percorrido parece triplicado, o cansaço aumenta e as forças para um estudo produtivo se esgotam. Pensando na comodidade dos alunos suecos da Universidade de Lund, o escritório Tengbom Architects criou um microdormitório portátil.


Sustentáveis e baratas, as unidades de 10 m² são construídas totalmente em madeira, fornecida pela empresa Martinson, e dispõem de salas de estar, jantar, um quarto em estilo loft, cozinha, banheiro e um pequeno jardim no pátio.


As moradias são montadas em poucos dias, o que acaba reduzindo o desperdício de resíduos na construção. Além disso, podem ser transportadas para qualquer lugar a partir de um guincho.


A madeira laminada cruzada predomina e barateia o projeto. Ela oferece uma forte combinação de desempenho ambiental e sustentabilidade, como também de flexibilidade de design e integridade estrutural, pois são camadas de madeira coladas umas nas outras.


Até agora, o primeiro alojamento foi construído e exibido no Museu de Arte Virserum, na Suécia, mas o escritório prevê mais 22 unidades para serem dispostas no campus da universidade.

Além de possuírem sua própria moradia, os alunos pagarão cerca de 50% menos na unidade do que seria em outros quartos disponíveis no local.

Crédito/fonte da foto: Tiny House Blog e Folha
Fonte do post: Montana, Folha e In Habitat

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo