Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Lista com 4 textos sobre arquitetura que você não pode deixar de ler

Crédito: Yulia Grigoryeva/shutterstock

Redação Galeria da Arquitetura

Palavras têm uma força inimaginável. Têm o poder de fazer rir e chorar. Um texto pode despertar inúmeros sentimentos, proporcionar conhecimento, fazer lembrar de alguma situação ou pessoa, inspirar ou simplesmente trazer paz. Selecionamos quatro textos sobre arquitetura que todo arquiteto não pode deixar de ler.

Cidade Genérica, de Rem Koolhaas

O renomado arquiteto Rem Koolhaas, vencedor do Pritzker de 2000 e professor de Zaha Hadid, também é escritor. No texto Cidade Genérica, ele expõe, analisa e faz uma crítica às cidades contemporâneas, comparando-as com aeroportos. Para o autor, as cidades são todas iguais e não têm personalidade. O texto faz parte do livro S, M, L, XL, escrito em parceria com o designer Bruce Mau.

Lina por escrito, de Lina Bo Bardi

Não conseguimos escolher só um texto. O livro Lina por escrito, organizado por Silvana Rubino e Marina Grinover, reúne 33 artigos da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi sobre momentos históricos de nossa cultura moderna. De quebra, retrata a capacidade de criação da profissional, que transcende o campo arquitetônico e esbanja beleza na literatura.

Window, de Beatriz Colomina

Beatriz Colomina é uma historiadora da arquitetura. No texto Window, a autora usa a figura e os estudos do arquiteto Le Corbusier para discutir diversos assuntos, entre eles a representação de edifícios. O artigo faz parte do livro Privacy and Publicity: Modern Architecture as Mass Media, vencedor do Prêmio Internacional de Livros em 1995 pelo American Institute of Architects.

A casa do Oscar, de Chico Buarque

Muitas pessoas não sabem, mas o grande nome da MPB Chico Buarque já quis ser arquiteto. Ele estudou entre 1963 e 1965 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP), mas desistiu da ideia para priorizar a carreira musical. Anos depois, o cantor e compositor fez um texto em homenagem à arquitetura, destacando Oscar Niemeyer. Veja!

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo