Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Mais do que uma simples madeira empilhada

Quando se observa esse grande cubo de madeira no meio da floresta, a primeira impressão é de que se trata apenas de um amontoado de madeira empilhada. Entretanto, essa pilha é uma residência com uma arquitetura criativa e surpreendentemente eficiente.


Utilizando apenas madeira bruta e vidro como materiais de composição, a Final Wooden House está localizada na província de Kumamoto, no Japão, e foi projetada pelo arquiteto Sou Fujimoto, em 2008.


Com 15 metros quadrados, ela oferece por meio da inteligente disposição de volumes o que o usuário necessita, pois tudo é programado para que se torne parte de um todo. Assim, devido à versatilidade da madeira, colunas, vigas, fundações, paredes externas e internas, tetos, níveis, escadas, aberturas e até o mobiliário são feitos com o mesmo material, que se encaixa às outras peças e, a partir disso, dá forma ao layout interno.


A residência não apresenta separações entre pavimentos ou paredes e teto. Dessa forma, o lugar que funciona como degrau também serve como cadeira e bancada, assim como um teto do primeiro nível pode ser uma cama com vista para o céu. Neste projeto, tudo depende de como o espaço é aproveitado pelo usuário.


O local propõe uma maneira única de desfrutar do espaço e toda sua tridimensionalidade. Nesse sentido, mais do que uma estadia em um local com beleza natural exuberante, a Final Wooden House traz uma nova experiência de sentidos e descobertas em seu ambiente interno, pois procura criar um diálogo entre o corpo humano e a edificação construída.



Crédito/fonte da foto: Cobec
Fonte do post: Arquitetura Sustentável

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo