Metaverso é explorado em galeria virtual criada pelo escritório Zaha Hadid Architects

Privilegiando a experiência dos usuários, o espaço digital combina composições “dramatúrgicas” e ideias dos jogos online do gênero MMO
0 Compartilhamentos
0
0
0

O projeto foi apresentado durante a durante a Art Basel Miami (Divulgação/Zaha Hadid Architects)

Texto: Vinícius Veloso

10/12/2021 | 13:40 — O escritório londrino Zaha Hadid Architects divulgou, durante a Art Basel Miami — feira de arte realizada entre os últimos dias 2 e 4 de dezembro —, o projeto NFTism. Trata-se de uma galeria virtual que reúne no metaverso os conceitos de interação social e arquitetura. Privilegiando a experiência dos usuários, o espaço digital combina composições “dramatúrgicas” e ideias dos MMOs (jogos online que reúnem muitas pessoas em um mapa). Para alimentar a arquitetura virtual da galeria são utilizadas tecnologias de design paramétrico já testadas em campo e que proporcionam o aprimoramento da experiência, principalmente neste momento em que o metaverso suporta novas maneira de produção cultural criativa, como é o caso da arte digital.

O espaço digital elaborado pela Zaha Hadid Architects também recebeu um Software as a Service (SaaS) desenvolvido pela JOURNEE e que se baseia nos conceitos dos MMOs para oferecer recursos de vídeo, áudio e interação. A galeria reúne, ainda, projetos como o “Z-Car One”, o “Z-boat”, o banquinho “Orchis” e a mesa escultural “Belu” — todos encomendados pelo empresário Kenny Schachter, grande apoiador do movimento NFT (ativos digitais que estão atraindo a atenção de diversos investidores e já movimentam bilhões de dólares).

Ciberespaços

A ideia do metaverso é sustentada no conceito dos ciberespaços, que são ambientes digitais onde os humanos podem interagir. Com a atual tecnologia, que permite a criação de avatares fotorrealistas, informações trocadas pela nuvem e redes de alta velocidade, esses pontos de encontro virtuais podem ser projetados com diversos detalhes. Os ciberespaços também têm como característica a possibilidade de acesso por meio de qualquer dispositivo com capacidade de acessar os navegadores de internet, como os smartphones e as smart TVs.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.