México inaugura ciclovia fabricada de plástico reciclado

Responsável pelo desenvolvimento do projeto, a empresa PlasticRoad já havia executado outras duas obras semelhantes na Holanda
0 Compartilhamentos
0
0
0

A ciclovia reutilizou cerca de uma tonelada de plástico (Foto: Divulgação/PlasticRoad)

Texto: Vinícius Veloso

26/04/2021 | 16:00 — No final de março, foi inaugurada na Cidade do México uma ciclovia modular fabricada a partir de plástico reciclado. O projeto, que fica no Parque Florestal de Chapultepec, reutilizou cerca de uma tonelada de resíduos — equivalente a 500 mil tampinhas de garrafa. Além de colaborar com a natureza ao evitar que todo esse volume acabasse despejado em aterros sanitários, a obra permanecerá ambientalmente amigável por muito tempo. Isso porque, conforme o material se desgasta, pode ser reciclado outras vezes criando uma vida útil cíclica.

A ciclovia conta, ainda, com sistema de armazenamento e drenagem de águas pluviais. O projeto é de autoria da PlasticRoad, que já executou outras duas obras semelhantes na Europa. De acordo com Eric Kievit, diretor Administrativo da empresa, a construção mexicana permitirá que a estrutura seja testada sob diferentes condições climáticas. “Esse nosso terceiro projeto piloto nos fornecerá dados significativos para explorarmos no futuro mercados internacionais fora de nosso país de origem (Holanda)”, comenta o executivo.

Também participaram da obra a empresa Orbia, a Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México (Sedema) e a Secretaria de Mobilidade da Cidade do México (Semovi).

Outras vantagens

A possibilidade de armazenamento de água da chuva deve auxiliar no controle de um problema bastante comum na Cidade do México, as inundações. As precipitações somam anualmente mais de 54 milhões de m3, em média, resultando em um desafio para a administração pública e afetando negativamente a vida da população. Já a elevada durabilidade e baixa necessidade de manutenção da ciclovia serão responsáveis por reduzir a pegada de carbono em até 72% — se comparada com as estruturas rodoviárias tradicionais.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.