Minhocão ganhará novos acessos para pedestres

Com previsão de conclusão das obras ainda neste mês de abril, as estruturas provisórias devem facilitar o acesso ao elevado para os pedestres que estão no nível da rua
0 Compartilhamentos
0
0
0

A ideia inicial é que as escadas metálicas permaneçam instaladas por 24 meses (Foto: Antonio Salaverry/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

16/04/2021 | 15:40 — A Prefeitura de São Paulo iniciou a instalação de dois acessos provisórios ao Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão e localizado na região central da cidade. As escadas com estruturas metálicas conectarão o nível da rua e a parte superior do viaduto, oferecendo aos pedestres uma ligação entre os novos espaços de convívio dos Centros Abertos da Amaral Gurgel e da Marechal Deodoro ao tabuleiro (parte de cima) do elevado.

A construção dos acessos deve ser concluída ainda neste mês de abril e a ideia inicial é que permaneçam instalados por 24 meses, enquanto a administração municipal estuda a execução das estruturas definitivas. A abertura para a população, no entanto, depende do avanço da pandemia na capital paulista e da liberação por parte do Plano SP de contingência à covid-19.

A Prefeitura também está instalando gradis na parte superior do Minhocão, além de portões para o controle de acesso que garantirão a segurança do público nos períodos em que o elevado permanece aberto aos pedestres (de segunda a sexta-feira, a partir das 20h, e nos finais de semana). A implantação dessas estruturas é recomendação do Ministério Público.

Centros Abertos

As intervenções fazem parte do projeto dos Centros Abertos, que visa aumentar o uso dos espaços públicos pela população. A unidade Marechal Deodoro foi concluída em outubro de 2020 e a Amaral Gurgel dois meses depois. Com custo de implantação estimado em R$ 1,8 milhão, ambas têm mesas de piquenique, bancos, equipamentos de ginástica e brinquedos — com a vantagem de estarem próximas a importantes estações do transporte público.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.