Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Modernismo de Brasília inspira história em quadrinhos criada por arquiteto


A cidade de Brasília começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O plano piloto da cidade trouxe características arquitetônicas modernistas e, apesar de seu visual se diferenciar frente a muitas cidades do mundo, muitos pontos da cidade seguem desconhecidos – não só para o resto do país, mas também por seus próprios residentes.

 

Pensando nisso, Frederico Flósculo, arquiteto e professor da UnB (Universidade Nacional de Brasília), teve a ideia de resgatar e explorar pontos pouco conhecidos da cidade de Brasília. Surgiu então Thalija, uma história em quadrinhos desenhada totalmente a mão. A obra foi inspirada nas filhas do arquiteto – Thaís (24), Lívia (30) e Jaina (21) – e em como elas vivem e amam a cidade. 


A HQ conta a história de Thalija, uma garota sonhadora e corajosa que nutre um amor pelos traços moderno da capital federal enquanto enfrenta o dilema de seguir ou não a carreira de arquiteta.

As ilustrações remetem a diversos pontos turísticos da cidade e localidades comuns, como praças e quadras. A intenção é destacar pontos que os moradores da cidade frequentemente transitam, mas sem observar a beleza arquitetônica do local. A HQ conta com 60 páginas repletas de imagens produzidas pelo arquiteto em momentos de ócio funcional, como em filas de banco, aguardando ônibus e esperando atendimentos.

A aceitação do quadrinho Thalija impactou também o lado acadêmico do arquiteto que, a partir de 2016, deve implantar dentro da sua grade uma disciplina intitulada ‘Ateliê de Histórias e Quadrinhos em Arquitetura e Urbanismo’, na qual seus alunos desenvolvem uma revista como produto final. A intenção é trazer de volta o amor ao desenho, que acabou sendo deixado de lado pelo avanço da tecnologia.

O quadrinho, com tiragem de 500 exemplares, custa R$ 30 e está sendo publicado pela editora Kiron.



Crédito/fonte da foto: Correio Braziliense
Fonte do post: Correio Braziliense

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo