Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Mostra brasileira na Bienal de Veneza apresenta lutas e conquistas sociais

                                                                                                                                     Crédito: Divulgação

Redação Galeria da Arquitetura

Na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que acontece entre 28 de maio e 27 de novembro de 2016, o pavilhão brasileiro apresentará a mostra “Juntos”, que traz referências a lutas e conquistas sociais no âmbito da arquitetura e urbanismo.

A exposição reúne vídeos, fotos, cartas, artigos, poesias, desenhos, dados e outros materiais que ressaltam a história de pessoas que lutam e alcançam mudanças na arquitetura. “É uma composição dessas trajetórias e parcerias, do processo de encontro do ativista com o profissional e a arquitetura, tornando-se originado pela elaboração do novo espaço”, explica Washington Fajardo, curador do “Juntos”.

O conceito da mostra foi pensado conforme o tema desta 15ª edição da bienal, “Reporting from the Front”, que busca ressaltar o papel do arquiteto na luta das pessoas por melhor qualidade de vida. Ele foi proposto pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena, diretor do evento e vencedor do Pritzker de 2016.

Além disso, a mostra “Juntos” traz uma crítica ao sentido da palavra que intitula a mostra. “Cultura negra, centralidades históricas, acesso à cultura por meio da arquitetura e de conteúdos de design são os relatos do pavilhão, que visa entender o que seria estarmos juntos”, destaca Fajardo.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo