Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção é lançado

Iniciativa reúne empresas e entidades como a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
0 Compartilhamentos
0
0
0

O grupo busca criar um ambiente de negócios ético e saudável, que seja íntegro e livre de corrupção (Foto: antpkr/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

11/03/2021 | 17:00 — Diversas entidades setoriais e empresas de construção e engenharia uniram forças com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A parceria resultou na criação do Movimento pela Integridade do Setor de Engenharia e Construção (MISEC), iniciativa que pretende consolidar um ambiente de negócios saudável e ético, que seja livre de corrupção e integro. Para alcançar o objetivo, serão criados estímulos à defesa da concorrência leal visando gerar oportunidades de negócios com base sustentável.

O MISEC já estabeleceu uma relação de compromissos voluntários e de regras para atingir as metas propostas. Essas ações podem ser aplicadas de maneira igual a todos os signatários, complementando o acevo normativo e legal vigente. O movimento pretende não apenas fomentar a ética e a cultura da integridade, mas também procura elevar o nível de governança corporativa (equidade, transparência, responsabilidade corporativa e prestação de contas). Isso tudo em prol de condições mais justas e transparentes, seja nos processos de contração privada ou nos públicos — em toda a cadeia de valor do setor.

“Mais de US$ 1 trilhão são perdidos anualmente no mundo por conta da corrupção. Trabalhar a integridade nas cadeias de valor das grandes empresas é uma importante frente defendida pela agenda anticorrupção”, afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global. Ele destaca também que mais setores produtivos deveriam se engajar na luta pela integridade. “A Rede Brasil está aberta para acolher e incentivar pactos e movimentos por uma atuação mais justa e transparente por parte das empresas”, complementa.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.