Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

MPF instaura investigação sobre as condições dos museus paulistanos

MASP está entre as edificações que serão investigadas (crédito: shutterstock.com / Diego Grandi)

Texto: Pedro Miranda

17/09/2018|16:05 – O Ministério Público Federal (MPF) solicitou a instauração de uma investigação para avaliar a estrutura e a segurança contra incêndio de diversos museus na cidade de São Paulo que são edificações tombadas ou estão em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O procedimento preparatório – investigações preliminares de natureza civil – será realizado no Conjunto do Ipiranga, no MASP, no Teatro Municipal e no edifício-sede da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Segundo a procuradora da República Suzana Fairbanks, responsável pela instauração da investigação, esses bens necessitam de imediata atenção, pois podem estar em situações de risco iminente. O MPF também levou em conta a divulgação de informações que afirmam que tais complexos apresentam problemas estruturais e ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Incêndios

O recente incêndio no Museu Nacional gerou um debate sobre a segurança dos demais equipamentos públicos nacionais. Recentemente, o Iphan publicou uma portaria que normatiza a prevenção e o combate ao fogo em edificações tombadas. A cidade de São Paulo passou por um caso semelhante em 2015, quando o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, também foi destruído por um incêndio. 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo