Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Museu Oscar Niemeyer: 12 mostras imperdíveis para 2016

O Museu Oscar Niemeyer (MON), localizado em Curitiba (PR), está com 12 mostras em cartaz atualmente. Desde exposições de fotógrafos, como Charif Benhelima, até o ‘Niemeyer’, espaço dedicado ao arquiteto Oscar Niemeyer e seus projetos.

Confira a programação:

Charif Benhelima: Polaroids, 1998 – 2012:


Localizada na sala 2 do museu, a mostra “Charif Benhelima: Polaroids, 1998 – 2012” conta com cerca de 130 imagens feitas em Polaroid divididas em quatro séries de um dos maiores fotógrafos belgas.

Em cartaz até 03 de abril de 2016. De terça a domingo, das 10h às 18h.

Colapso:

 Crédito: Museu Oscar Niemeyer

Essa mostra é um trabalho conjunto de três artistas paranaenses que registraram 20 anos de intensos diálogos e produção de arte, sempre com a cidade de Curitiba como ponto de encontro e origem: Cleverson Oliveira, Fernando Burjato e Gabriele Gomes.  

Em cartaz até 27 de março de 2016.

Bienal Internacional De Curitiba:

Crédito: Museu Oscar Niemeyer

O artista franco-argentino Julio Le Parc – expoente da arte contemporânea e um dos pioneiros da arte cinética – é o homenageado desta Bienal. Além de Le Parc, o visitante poderá conferir obras de artistas como Lars Nilsson, Eliane Prolik, Carlos Bernardini, entre outros.

Em cartaz até 14 de fevereiro de 2016 em quatro espaços: duas salas, o Olho, a Torre.

Glück: O Tempo e a Imagem:

Crédito: Museu Oscar Niemeyer

Guilherme Glück fotografou o cotidiano da cidade de Lapa durante 40 anos (1920-1960). A mostra reúne cerca de 100 fotografias que apresentam um registro histórico e iconográfico do local.

Em cartaz até 28 de fevereiro de 2016.

Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas:

Crédito: Museu Oscar Niemeyer

A exposição trará projetos originais, desenhos artísticos do arquiteto e maquetes, além de obras dos artistas do modernismo aos concretos formando uma cronologia da vida e obra do arquiteto.

Em cartaz até 14 de fevereiro de 2016.

Isolde Hötte, sua obra:

Crédito: Museu Oscar Niemeyer

A exposição fala sobre a trajetória de Isolde Hötte, pintora e ceramista paranaense (1902- 1994).

Duração de 6 a 8 meses em cartaz. (Aberta em 22 de novembro de 2015).

Histórias do Acervo MON - em aberto:

Crédito: Museu Oscar Niemeyer

Um recorte com mais de 200 obras retrata como foi formada esta coleção, que conta com cerca de 3.400 obras de artistas importantes no cenário nacional e internacional. O público poderá ver obras de artistas como Bruno Lechowski, Daniel Senise, Fernando Calderari, Fernando Veloso, Guido Viaro, Miguel Bakun, Ida Hannemann, Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen, Alfredo Volpi, Beatriz Milhazes, entre outros.

Museu em construção:

Crédito: Museu Oscar Niemeyer

Durante seis meses, o fotógrafo Nani Gois registrou semanalmente toda a beleza e força do período de construção do Museu, desde o início do Novo Museu até sua inauguração como Museu Oscar Niemeyer.

Cones:

Crédito: Museu Oscar Niemeyer

Grandes cones de madeira industrial reflorestada compõem a linguagem poética do cearense Eduardo Frota. O artista procura estabelecer, por meio das peças, um diálogo permanente entre a obra e o espectador.

Pátio das Esculturas

Crédito: Museu Oscar Niemeyer

O pátio das esculturas fica localizado no subsolo do MON e conta com 18 obras tridimensionais pertencentes ao acervo do MON. São assinadas por autores representantes de diferentes movimentos artísticos, como Amélia Toledo, Oscar Niemeyer, entre outros.

Espaço Niemeyer: