MVRDV projetará bairro cultural e criativo em Potsdam, na Alemanha

Chamado Creative Quarter, o projeto deve começar a ser construído em 2021 e sua conclusão está prevista para 2023
0 Compartilhamentos
0
0
0

O Creative Quarter foi inspirado no layout histórico da cidade de Potsdam (foto: divulgação/MVRDV)

Texto: Lucas Barbosa

28/02/2020 | 14:20 – O escritório de arquitetura holandês MVRDV venceu um concurso que objetivava a seleção da melhor ideia para um bairro cultural e criativo na cidade de Potsdam, na Alemanha. Concebida sob encomenda para os empreendedores da Glockenweiß, a proposta vai oferecer aos moradores da região espaços de trabalho sustentáveis e acessíveis.

Chamada de Creative Quarter, a proposta foi pensada em um formato de vila, sendo concebida com base no layout histórico do município e com conceito de um bairro vibrante. Ela conta com uma área de 24.400 mil m² de área útil, dos quais sete mil m² serão destinados a habitações acessíveis.

O programa do projeto prevê a construção de dois edifícios nas bordas do bairro, além de um pátio interno destinado para diversos usos; esse espaço foi pensado para criar uma densidade espacial capaz de permitir intervenções de pequena escala capazes de propiciar maior intimidade e diversidade com o perímetro. Creative Quarter terá, ainda, becos, telhados verdes e praças que pretendem potencializar essas sensações.

O projeto conta com conceitos sustentáveis, como a integração de espaços verdes públicos e privados, a utilização de materiais recicláveis e a união de elementos para a geração sustentável de energia.

Creative Quarter também se destaca pelas conexões de pedestres e transportes públicos, além de contar com trilhas e ciclovias planejadas complementadas por um esquema de compartilhamento de carros elétricos.

O bairro deve começar a ser concluído em 2021 e sua conclusão está prevista para 2023.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.