Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Nakagin Capsule Tower: o prédio com ‘cápsulas’ de 30 m²


Desde que o crescimento demográfico nas metrópoles tornou-se um problema para a questão de construções habitacionais os projetos de moradias começaram a ser cada vez menores.

O Japão é o país pioneiro no campo de diminuir imóveis. E isso vem desde o Japão Pós-Guerra, resultado do movimento arquitetônico chamado de “Metabolismo Japonês”.

Na intenção de desenvolver algo que se encaixasse no orçamento da população e que não ocupasse tanto espaço, o arquiteto Kisho Kurokawa desenvolveu no Japão o Nakagin Capsule Tower, que é um prédio feito de ‘cápsulas’, cada uma com aproximadamente 30 m². Iluminação e ventilação são feitas através de uma janela circular central.


Ao todo são 140 ‘cápsulas’ que possuem equipamentos básicos de habitação, como cama, televisão, rádio, mesa de trabalho, armários, fogão, refrigerador e banheiro.


A formação do edifício foi elaborada de forma que cada ‘cápsula’ se conecte à estrutura principal, e isso com apenas quatro parafusos de alta tensão – o que facilita a substituição das unidades.

No começo de sua construção o projeto abrigava homens de negócios que precisavam de um lar na cidade. Hoje é composto, sobretudo, por pequenos escritórios.


Crédito/fonte da foto: Fastcoexist
Fonte do post: Fastcoexist

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo