Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

“O Terceiro Território”, de Héctor Vigliecca

Convidado pelo American Institute of Architects (AIA Orlando) e pela Universidade da Flórida, o arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca lançará o livro bilíngue (português/inglês) nesta quinta-feira (26/03), a partir das 17h45, no Orange County History Center, em Orlando, na Flórida (EUA).

“O Terceiro Território – Habitação Coletiva e Cidade”, Vigliecca & Associados, reúne pos principais projetos de habitação de interesse social e de reurbanização de favelas desenvolvidos pelo arquiteto. A obra é ilustrada com maquetes, croquis, plantas, cortes, perspectivas e imagens do fotógrafo Leonardo Finotti.Também haverá lançamento no Brasil em abril: no dia 23/04 no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e no dia 28/04 no IAB-RJ.

Os eventos são gratuitos e abertos ao público. Incluem um debate com Héctor, a professora do Mackenzie e FAAP, Lizete Rubano, que é responsável pela organização e análise de projetos do livro, e do professor doutor da FAU-USP Luiz Recamán, que assina o texto de apresentação do livro.


Além do enfrentamento de áreas críticas, o debate abordará o papel e a importância do trabalho de Héctor Vigliecca no contexto da arquitetura brasileira, análise do significado de seu trabalho os novos parâmetros por ele estabelecidos, assim como as reflexões adotadas em seus principais projetos de habitação, como Parque Novo Santo Amaro V e Heliópolis Gleba A, além de assuntos correlacionados, como a experiência de projetos em áreas precárias e reurbanização de favelas, e a habitação como política pública.

“Habitação social não é um problema construtivo nem um problema de quantidade, a questão é como construímos a cidade, pois entendemos o âmbito urbano como principal fator que determina a qualidade do habitar. A habitação deve sempre estar diretamente ligada à estrutura da cidade como um todo legível e indissolúvel – seja ele urbano ou suburbano”, reflete Héctor no texto introdutório do livro.



Os projetos urbanos mais recentes desenvolvidos pelo arquiteto e sua equipe em São Paulo e Rio de Janeiro, como Complexo Esportivo de Deodoro (centro de competições da RIO 2016), Arena Castelão (sede da Copa do Mundo 2014) e Edifício Anexo da Biblioteca Nacional, também estão na pauta do debate em Orlando.

Em 23 de abril, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o livro teve seu primeiro lançamento no Brasil. Em 28 de abril, será no IAB-RJ, no Rio de Janeiro.

“O Terceiro Território – Habitação Coletiva e Cidade” estará à venda na Amazon, a partir do lançamento nos EUA, e nas melhores livrarias do país, após o lançamento no Brasil.

Inscrições pelo site: http://www.aiaorlando.com/events/details/lecture-hector-vigliecca para o lançamento no EUA.

O evento será aberto ao público e gratuito das 17h45 às 20h30.

Crédito/fonte da foto: Rodrigo Sena e Vigliecca & Associados
Fonte do post: Vigliecca & Associados e IABRJ

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo