Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Obras de arte africanas

Tiébélé. Esse é o nome de uma vila situada no oeste da África, em Burkina Faso. Em seu 1,2 hectare vive um grupo de pessoas conhecido como Kassena. Praticamente isolados do mundo, eles possuem uma identidade cultural forte, distinta e histórica.

Algumas pessoas revelam suas crenças em orações, outras em sua personalidade, e assim por diante. Já essa tribo transmite por meio das paredes de suas casas.


Cada residência possui um “cartão postal” com certo padrão de pintura, dando às fachadas uma “cara” única. O curioso disso tudo é que a maioria não é habitada por pessoas, mas sim por cadáveres.

Os mausoléus ficam ao lado das casas e, ao contrário do que parece, todos possuem uma beleza mística expressa em pinturas.

Todos os anos, após as chuvas, as mulheres da região se juntam e pintam novamente casa a casa. Os símbolos, cada um com seu significado, são tradicionais da cultura Kassena e representam o dia a dia da vida dos moradores.

Com a permissão que conseguiu para entrar em Tiébélé, a fotógrafa Rita Willaert mostra os detalhes dessa vila simples, que consegue despertar a curiosidade com seus desenhos místicos em suas casas.

 







Crédito/fonte da foto: Rita Willaert
Fonte do post: Recriar com você 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo