Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Obras de arte expostas nos edifícios? Isso já é lei em Porto Alegre

Fotos: Helena Rocha/PMPA

Redação Galeria da Arquitetura

Imagine andar pela cidade, passar por grandes edifícios e contemplar pinturas, mosaicos e outros elementos artísticos como se estivesse em um museu ao ar livre? Parece distante da realidade, porém é uma situação que já acontece. Muita gente não sabe, mas a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, tem uma lei que determina a exposição de obras de arte em construções novas que ocupam mais de 2 mil m².

Foto: Helena Rocha/PMPA

Apesar de estar em vigor por um período relativamente curto – pouco mais de dois anos –, a Lei 10036/06 já deixou o seu legado, pois diversos empreendimentos já acataram a determinação. Além de valorizar os edifícios, a iniciativa promove a produção artística local e cumpre um papel educativo ao aproximar a comunidade das exposições ao ar livre.

Foto: Helena Rocha/PMPA

Encontro discutiu os desmembramentos da Lei

Fotos: Helena Rocha/PMPA

No final do mês de maio, a Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura organizou o evento "Mais Arte na Cidade – Reflexos da Lei 100036/06", que promoveu um debate para discutir os pontos positivos da aplicação da Lei e apresentou os requisitos básicos a serem atendidos pelos artistas na hora de cadastrarem as obras no programa. Pelo jeito, Porto Alegre traz mais novidade por aí!

Foto: Helena Rocha/PMPA

Foto: Helena Rocha/PMPA

Foto: Helena Rocha/PMPA


Foto: Helena Rocha/PMPA

Comentários (1) -

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo