Oficina Brennand passará por reformulação arquitetônica

Concebido pelo escritório METRO Arquitetos Associados, o projeto será executado em etapas e prevê intervenções pontuais em ambientes desativados do local
0 Compartilhamentos
0
0
0

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

A repaginação pretende aumentar também os espaços de exposição (Foto: Breno e Gabriel Laprovitera)

Texto: Vinícius Veloso

01/12/2021 | 17:00 — O monumental complexo da Oficina Cerâmica Francisco Brennand, localizado em Recife (PE), passará por uma reformulação arquitetônica. Concebido pelo escritório METRO Arquitetos Associados, o projeto será executado em etapas e prevê intervenções pontuais em ambientes desativados do local. As intervenções irão aprimorar o fluxo de visitantes, ampliar a capacidade de público e criar áreas para a realização de atividades culturais. A repaginação pretende, ainda, aumentar os espaços de exposição, construir dois estacionamentos e uma sede para as residências educativas e culturais, além de remanejar a loja e o restaurante.

De acordo com os arquitetos do METRO, a complexidade do trabalho está em balancear as interferências na Oficina com a preservação da alma e da personalidade da obra original assinada pelo artista plástico Francisco Brennand. “O maior desafio da implementação e da concepção do projeto é conseguirmos conciliar as necessidades e demandas de uma instituição cultural para um público grande, com uma lógica de formação daquele espaço que era muito pessoal”, comenta Martin Corullon, arquiteto e sócio-fundador do escritório.

Para Marianna Brennand, diretora presidente da Oficina, o portfólio da METRO — com projetos para outras instituições culturais como o SESC e o MASP — demonstra a expertise do escritório para elaborar a reformulação do complexo pernambucano. “Além dessa experiência, costumam adotar uma linha de trabalho com propostas de renovações, mas que preservam as características seminais e históricas do espaço original, e um local tão singular como a Oficina Brennand, que carrega uma longa história desde os seus tempos de olaria até se transformar no ateliê de Francisco Brennand, precisava desse olhar nesta nova fase institucional”, ressalta.

Exposição

Os resultados iniciais da reformulação arquitetônica podem ser vistos durante a exposição “Devolver a terra à pedra que era: 50 anos da Oficina Brennand”, que está em cartaz até 12 de outubro de 2022. Para o evento, os arquitetos do METRO propuseram algumas adaptações com abordagem museológica. “A ideia é requalificar os espaços pensando no novo momento institucional da Oficina Brennand. São intervenções pontuais que respeitam e dialogam com o local e história da instituição”, explica o arquiteto Gustavo Cedroni, sócio-diretor do METRO.

Oficina Brennand

Criada por Francisco Brennand há 50 anos, a Oficina tem 15 km² e surgiu a partir das ruínas da fábrica de cerâmica São João da Várzea. O local abriga cerca de 2,5 mil obras entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. Em setembro de 2019, foi oficialmente transformado em um instituto cultural sem fins lucrativos.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.